O estresse pode ser definido como um desequilíbrio entre as demandas impostas a você e sua capacidade de lidar com essas demandas. Apenas alguns estudos examinaram a relação entre estresse e colesterol alto, de acordo com uma revisão de junho de 2014 em "Endocrine Connections". Esses estudos sugeriram uma ligação entre estresse e colesterol, mas a natureza exata do relacionamento é incerta. Não está claro se o colesterol alto é devido ao estresse em si ou algum outro fator, como a forma como uma pessoa lida com o estresse.
Job Stress e Colesterol Não-saudável - De acordo com um grande estudo publicado na edição de março de 2013 "Jornal escandinavo de saúde pública", os trabalhadores que relataram estresse no trabalho durante o ano anterior tinham níveis mais elevados de colesterol. Eles eram mais propensos a ter altos níveis de lipoproteína de baixa densidade - LDL, o colesterol ruim - e baixos níveis de lipoproteína de alta densidade - HDL, o bom colesterol. Esta ligação entre o estresse no trabalho e níveis de colesterol não saudáveis existiu mesmo depois que os pesquisadores tentaram remover os efeitos de outros hábitos de estilo de vida conhecidos por promoverem níveis insalubres de colesterol.
Efeitos imediatos do estresse Um estudo publicado em novembro de 2005 " avaliou os efeitos do estresse sobre os níveis de colesterol mais diretamente. Imediatamente após um grupo de adultos realizar tarefas mentais estressantes, seu sangue foi testado. Os resultados mostraram um aumento pequeno, mas significativo no colesterol total, colesterol LDL e colesterol HDL em comparação com os níveis antes das tarefas. De nota, o LDL aumentou mais do que o HDL. Embora este estudo pareça demonstrar um efeito direto do estresse sobre o colesterol, foi uma situação experimental, então isso não significa necessariamente que o estresse cause colesterol alto nas pessoas durante sua vida cotidiana.