Sintomas emocionais
Mulheres sob estresse significativo podem apresentar depressão, alterações de humor ou problemas com a diminuição da auto-estima. Ansiedade, raiva, irritabilidade e maior hostilidade em relação aos entes queridos ou contatos casuais geralmente ocorrem. Tristeza, desesperança e desamparo normalmente ocorrem como os sintomas emocionais predominantes se a depressão se desenvolve devido ao estresse crônico de alto nível.
Alterações Comportamentais
Alterações comportamentais freqüentemente se desenvolvem em mulheres que estão sob estresse extremo. Algumas mulheres respondem comendo mais e ganhando peso. O oposto ocorre para outras mulheres em condições estressantes. Como o estresse crônico é um fator de risco para comportamentos aditivos, o fumo e a bebida podem aumentar, e o abuso de outras substâncias pode se desenvolver. Os padrões de sono muitas vezes dão errado com o estresse, com algumas mulheres dormindo mais que o normal e outras achando difícil dormir. Muitas mulheres experimentam má concentração, esquecimento e indecisão quando estão sob estresse. Sintomas do Sistema Digestivo
O sistema digestivo chateado é comum com estresse de alto nível. Em um estudo publicado na edição de junho de 2010 da "Industrial Health", pesquisadores descobriram que trabalhadores que sentiam estar sob um alto nível de estresse tinham 8 vezes mais risco de um estômago "irritável", em comparação com trabalhadores que nunca ou raramente se sentiam estressados. no trabalho. Azia, diarréia e constipação também podem ocorrer com mais freqüência quando uma mulher está sob estresse. Dor e outros sintomas O estresse pode causar uma variedade de sintomas físicos. Mulheres sob estresse podem sentir dor nas costas ou dor no maxilar; rigidez no pescoço, ombros e parte superior das costas; e dores de cabeça. Mulheres sob estresse de alto nível podem sofrer alterações em seus ciclos menstruais ou problemas de pele, incluindo acne.
Problemas de coração e pressão arterial
Os autores de um artigo de revisão publicado em 2008 no "Journal of the American College of Cardiology "examinou os resultados de estudos que analisam a relação entre estresse psicológico e doença cardiovascular. Eles observam que o estresse crônico pode aumentar o risco de pressão alta e ataque cardíaco. Por exemplo, mulheres e homens que cuidam de um cônjuge com doença de Alzheimer apresentaram risco aumentado de pressão alta, segundo os autores de um artigo publicado em março de 1999 no "Journal of Psychosomatic Research". um médico
Uma mulher deve consultar seu médico se o estresse estiver atrapalhando sua vida diária ou afetando sua capacidade de gerenciar relacionamentos. Sentir-se deprimido, com medo, ansioso ou preocupado ou perder o interesse em atividades que ela costumava desfrutar também pode sinalizar estresse de alto nível. Sintomas persistentes e inexplicáveis ou dificuldade em dormir também devem levar uma visita ao médico.