A metformina é a única medicação prescrita que é classificada como biguanida. É usado para o controle do diabetes tipo 2 quando os altos níveis de açúcar no sangue são inadequadamente controlados pela dieta e pelo exercício. Pode ser usado junto com outros medicamentos antidiabéticos, como insulina ou glibenclamida. A metformina diminui a quantidade de glicose, ou açúcar, produzida pelo fígado para níveis mais baixos no corpo. Também leva a uma diminuição da absorção de glicose pelos intestinos. Além disso, a droga aumenta a sensibilidade à insulina, permitindo que o corpo a use de forma mais eficaz. Muitos efeitos colaterais podem ocorrer com o uso deste medicamento.
Náusea, vômitos, diarréia
Os efeitos colaterais mais freqüentes da metformina são gastrointestinais. Náuseas e vômitos podem ocorrer em 7 a 26% dos indivíduos, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da The Merck Manuals. A diarréia pode ser observada em até 53% dos pacientes. Dor abdominal e indigestão também podem ocorrer em cerca de 6% dos pacientes. Estes efeitos secundários são temporários e diminuem ao longo de várias semanas. Você deve tomar metformina com as refeições para evitar essas reações adversas. A goma de mascar também pode aliviar a náusea e a dor de estômago. A forma de liberação prolongada da metformina causa menos efeitos colaterais gastrointestinais do que a liberação imediata. Você deve falar com um médico se tiver esses efeitos colaterais e discutir a opção de mudar para o medicamento de liberação prolongada ou reduzir a dose.
Deficiência de vitamina B12
A metformina pode reduzir a absorção de vitamina B12 e anual Recomenda-se a triagem de seus níveis, de acordo com a “Farmacologia Básica e Clínica”. Cerca de 7% dos indivíduos podem experimentar um nível reduzido de vitamina B12. Um médico pode monitorar os níveis de vitamina B12 e determinar se a necessidade de injeções de vitamina B12. Dor de cabeça e tontura dores de cabeça são efeitos colaterais comuns que podem ocorrer em cerca de 6 por cento dos indivíduos, relata o Drug Information Handbook. A metformina também pode levar a tontura e tontura em cerca de 5% dos pacientes. A fraqueza pode estar presente em até 9% dos indivíduos. Tenha cuidado ao dirigir ou realizar atividades que exijam alerta até saber como a droga afeta seu corpo. Se estes efeitos secundários se tornarem graves ou forem acompanhados por uma febre, contacte um médico.
Perda de peso
A perda de peso pode ser observada em doentes quando o medicamento é iniciado. "Farmacoterapia: uma abordagem fisiopatológica", explica que a metformina provoca uma perda de apetite e sensação de plenitude e leva à perda de peso. Se você estiver seguindo uma dieta restrita e se exercitando regularmente, poderá notar uma redução significativa no peso. A perda de peso é desejada em pacientes diabéticos para ajudar a controlar os níveis de glicose e melhorar a resistência à insulina.