Banaba, conhecido cientificamente como Lagerstroemia, é uma árvore nativa das Filipinas e da Índia, onde tem sido usada há milhares de anos como tratamento para problemas digestivos, inflamação nos rins e diabetes. O Medical Health Guide relata que o banaba pode crescer até 30 pés de altura, produzindo flores e folhas cor-de-rosa e lavanda que têm 3 polegadas de largura por 7 polegadas de comprimento. As folhas de banaba são frequentemente usadas em preparações à base de plantas, uma vez que oferecem benefícios para a saúde. Como o banaba não cresce na maioria das outras partes do mundo, é tomado como um suplemento dietético. Nunca auto-trate quaisquer condições médicas com folhas de banaba, e obtenha aprovação do seu médico antes de adicioná-lo à sua rotina.
Controle do Açúcar no Sangue
Folhas de Banaba contêm um composto chamado ácido corosólico, que foi identificado como um dos principais agentes para o efeito de redução da glicose da banaba. De acordo com um estudo publicado na edição de abril de 2008 do "Diabetes Research and Clinical Practice", o ácido corosólico ajuda o corpo a quebrar açúcares e carboidratos e enviá-los para o corpo como energia através de um processo conhecido como glicólise. Drug Information Online (DIO) explica que o ácido corosólico também ajuda a reparar a conexão entre insulina e receptores de insulina, facilitando o problema da resistência à insulina. Os efeitos de Banaba sobre a resistência à insulina tornam uma erva de interesse no tratamento da obesidade também. O tratamento com câncer O ácido corosólico nas folhas de banaba também contribui para o tratamento do câncer. Pesquisadores do Hospital Changhai, em Xangai, na China, testaram o ácido corosólico contra células do câncer cervical humano. Os resultados, publicados na edição de 1 de novembro de 2009 de "Cancer Letters", mostram que o ácido corosólico estimula a liberação de enzimas que matam as células cancerígenas, resultando na morte das células cancerígenas. Não só o ácido corosólico tem se mostrado eficaz contra as células cancerígenas do colo do útero, mas o DIO relata que as células cancerígenas de leucemia, mama e fígado também são suscetíveis à sua ação.
Síndrome Metabólica
Síndrome Metabólica é explicada pela American Associação cardíaca como um grupo de condições que uma pessoa pode ter que aumentam a suscetibilidade a doenças cardíacas e derrames. Essas condições incluem pressão alta, obesidade, colesterol alto e triglicerídeos e inflamação. Pesquisadores da Universidade Feminina de Mukogawa, em Nishinomiya, no Japão, testaram o extrato de folhas de banaba contra várias condições da síndrome metabólica. Eles descobriram que, ao final de 10 semanas de tratamento, a pressão arterial havia diminuído, o metabolismo da gordura havia se normalizado e os níveis de inflamação do corpo haviam diminuído, de acordo com os resultados publicados na edição de 25 de novembro de 2006 da "Life Sciences".>