Diabetes mellitus é uma condição médica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. Os sintomas comuns do diabetes incluem perda de peso, aumento da sede e da micção e sensações anormais nas mãos ou pés quando os nervos são afetados. A coenzima Q10, também chamada CoQ10, é um nutriente encontrado naturalmente no corpo e também está disponível como suplemento. Alguns estudos mostraram que a CoQ10 é benéfica para diabéticos; no entanto, se você considerar tomar este suplemento, você deve primeiro falar com seu médico.
CoQ10, Diabetes e Statin Drugs
O diabetes tipo 2 é freqüentemente associado com obesidade e altos níveis de colesterol no sangue. Portanto, muitos diabéticos também tomam agentes redutores de colesterol como as estatinas. Em um estudo duplo-cego controlado por placebo, publicado na edição de maio de 2009 do Diabetes Care, 23 indivíduos com diabetes em estatinas receberam suplementação com CoQ10. Os participantes receberam 200 mg de CoQ10 diariamente durante um período de 12 semanas. Os autores descobriram que a CoQ10 melhorou a função dos vasos sanguíneos e melhorou alguns marcadores bioquímicos que predizem a progressão da diabetes.
Melhora a HbA1c e reduz complicações
Uma combinação de CoQ10 e vitamina E melhorou significativamente os níveis de HbA1c em animais sujeitos, de acordo com um estudo da edição de Fevereiro de 2008 da “Nutrition Research”. A HbA1c é um exame de sangue que avalia o quão bem os níveis de açúcar no sangue são controlados. Este estudo também observou as qualidades antioxidantes de CoQ10 e vitamina E, e seus efeitos protetores sobre o pâncreas.
Coenzima Q10 pode ajudar a reduzir algumas complicações do diabetes, como doenças cardíacas, colesterol alto e pressão alta, e também pode melhore os níveis de glicose no sangue, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses achados, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.
Co-Inibição Q10 é um suplemento seguro e bem tolerado, mas pode ocasionalmente causar dor de estômago. CoQ10 é melhor absorvido quando tomado com alimentos, pois é solúvel em gordura. Levá-lo na hora de dormir pode ajudar o corpo a utilizá-lo melhor, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A CoQ10 pode interferir com alguns medicamentos que afinam o sangue, tornando-os menos eficazes, enquanto aumenta os efeitos de alguns medicamentos para a hipertensão arterial, permitindo que o paciente tome doses menores. Além disso, pode diminuir os efeitos tóxicos de certos medicamentos quimioterápicos. CoQ10 não deve ser tomado durante a gravidez ou lactação, desde que a segurança deste produto não foi totalmente avaliada nestes casos.
Considerações
Se você foi diagnosticado com diabetes, consulte um profissional de saúde qualificado para descobrir a dose ideal de CoQ10 para você, bem como possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas. CoQ10 não substitui e não deve ser usado para substituir drogas anti-diabéticos padrão.