English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language logo Quando o uso de folhas de oliveira pode ser eficazmente usado para tratar diabetes em pessoas permanece claro , de acordo com o "Guia Prático de Medicamentos Naturais" da Associação Farmacêutica Americana, de Andrea Peirce. Estudos em animais mostram que o extrato de folhas de oliveira pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em indivíduos com diabetes quimicamente induzido. No entanto, os benefícios encontrados em estudos com animais nem sempre se traduzem em benefícios para as pessoas.
Fator Antioxidante
Além dos efeitos hipoglicêmicos ou de diminuição do açúcar no sangue, o extrato de folhas de oliveira pode fornecer ação antioxidante que beneficia pessoas com diabetes, de acordo com um estudo de 2006 sobre coelhos em “Ciências da Vida”. O constituinte ativo da folha de oliveira, a oleuropeína, pode reduzir o estresse oxidativo associado ao diabetes. Isto pode ajudar a prevenir complicações diabéticas nas quais o stress oxidativo desempenha um papel em problemas oculares, renais e nervosos, observam os autores do estudo H.F Al-Azzawie e M.S. Alhamdani. "Journal of Agricultura e Química Alimentar" teoriza que o efeito antidiabético da oleuropeína e uma segunda substância encontrada na oliveira, hidroxitirosol, pode ser devido à atividade antioxidante dessas substâncias.
Biodisponibilidade
Se você é diabético, use extrato de folhas de oliveira com cuidado e somente sob a supervisão do seu médico. Usá-lo junto com medicamentos para diabetes pode aumentar o risco de hipoglicemia, o que significa que os níveis de açúcar no sangue caem muito. Usá-lo com outras ervas ou suplementos que baixam o açúcar no sangue pode aumentar os efeitos. Estes incluem garra do diabo, psyllium, ginseng e alho. A folha de oliva pode irritar o revestimento do estômago, por isso deve sempre ser ingerida junto com a comida.