Uma externalidade negativa é o custo externo resultante de uma ação específica. As externalidades negativas de ingerir alimentos não saudáveis não são facilmente quantificáveis, pois vários fatores complexos e entrelaçados entram em ação. Enquanto comer alimentos não saudáveis tem muitos efeitos negativos sobre o corpo, consumir junk food tem um grande impacto na sociedade e no ambiente.
De acordo com o Center for Disease Control, a alimentação pouco saudável leva a um número de condições de saúde graves e muitos indivíduos são obrigados a procurar cuidados médicos e tratamento. Doenças evitáveis, como diabetes tipo II e doenças cardíacas, são amplamente afetadas pela dieta. Tempo, dinheiro e energia gastos tratando pacientes com problemas de saúde que são exacerbados por suas dietas pobres afetam a eficiência, disponibilidade e custo dos cuidados médicos.
Produtividade
Medical News Today argumenta que as doenças resultantes da obesidade devido a má alimentação geralmente forçam as pessoas a tirar folgas do trabalho, pararem de trabalhar ou ficarem incapacitadas. A diminuição da produtividade afeta negativamente a economia e o padrão de vida. Quando os indivíduos usam o tempo de doença e não vão trabalhar, o nível de produtividade da força de trabalho diminui e a receita do negócio diminui.
Morte Prematura
De acordo com o Centro de Controle de Doenças, a alimentação não saudável está ligada a um vasto matriz de condições de risco de vida, incluindo certos tipos de câncer, derrame e pressão alta. A morte prematura aumenta a taxa de mortalidade do país e diminui o nível geral de saúde da população. O custo da morte prematura nos cuidados hospitalares, bem como o impacto emocional e psicológico da perda do indivíduo, têm efeitos monumentais e duradouros.
Soluções
Várias soluções potenciais podem melhorar as externalidades negativas causadas por comer insalubre. A ABC News sugere que tributar alimentos não saudáveis pode dissuadir os indivíduos de comprá-los. A junk food tradicionalmente custa menos do que a maioria dos alimentos, o que é uma das razões pelas quais é mais prontamente consumida, portanto, à medida que os preços sobem, a demanda diminui. Segundo o New York Times, tornar os alimentos saudáveis e orgânicos mais acessíveis também pode encorajar os indivíduos a incorporar alimentos saudáveis que antes eram considerados caros demais em sua dieta.