Muitos tipos de algas não são apenas comestíveis, mas também podem proporcionar benefícios para a saúde. Estudos científicos mostram que compostos em algas melhoraram certas condições de saúde. Consulte o seu médico antes de tentar prevenir, tratar ou curar qualquer condição com algas.
Câncer de Cólon
Fucoidan, um tipo de alga marrom, pode ajudar a proteger contra o câncer de cólon. "BMC Gastroenterology" descobriu que o fucoidan levou à apoptose, ou morte celular, em células de câncer de cólon humano. Fucoidan interagiu com a mitocôndria, ou a usina, da célula.
Diabetes tipo 2
Algumas evidências mostram que o consumo de algas pode estar relacionado a um risco reduzido de diabetes tipo 2, uma doença em que o corpo não produz adequadamente insulina ou as células não respondem a ela. "Journal of Nutritional Science and Vitaminology" descobriu que os homens coreanos que comiam algas eram menos propensos a desenvolver a doença.
Pressão arterial
Algumas evidências mostram que as algas podem ajudar a manter o sangue Um estudo publicado em abril de 2010 em "Biomedicine and Pharmacotherapy" descobriu que a suplementação com algas reduziu a pressão arterial em ratos com hipertensão induzida por sal. Os pesquisadores observam que o teor de potássio em algas marrons é benéfico para reduzir a pressão arterial.
Heart Health
Algas podem proteger o coração. Isto é porque foi encontrado para afetar o metabolismo do colesterol, que é uma consideração importante da doença cardíaca. Em um estudo publicado em março de 2008 no "The Journal of Nutrition", descobriu-se que um tipo de alga verde-azulada chamada N. commune inibe os genes envolvidos no metabolismo do colesterol, com o potencial de reduzir os níveis plasmáticos de colesterol.