casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como a obesidade está relacionada ao diabetes

Ser obeso aumenta o risco de várias doenças relacionadas ao peso, incluindo diabetes tipo 2, embora nem todos que são obesos desenvolvam essa condição. O excesso de gordura parece perturbar várias funções metabólicas, influenciando fortemente uma cascata de eventos que promovem a resistência à insulina, de acordo com dados clínicos publicados na revista "Diabetes" em julho de 2010. Se você é obeso, tome medidas para reduzir seu peso corporal, como perder apenas 5% a 10% do seu peso atual reduz o risco de doenças relacionadas à obesidade, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue.

Por que é importante ...

A obesidade ocorre quando você tem um corpo índice de massa, ou IMC, de 30 ou acima. O IMC é uma fórmula que usa seu peso e altura para estimar a gordura corporal, e quanto maior o seu IMC, maior o risco de desenvolver vários problemas de saúde. A obesidade aumenta o risco de outras condições que não diabetes, incluindo doenças cardíacas, pressão alta, acidente vascular cerebral, câncer, apnéia do sono, síndrome metabólica, problemas reprodutivos e cálculos biliares, de acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue.

Vários fatores metabólicos interdependentes desempenham um papel no desenvolvimento do diabetes relacionado à obesidade, de acordo com um artigo publicado em "Genes and Development" em 2007. Os autores, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia. , explique que a obesidade faz com que as células do seu corpo se tornem resistentes à insulina, que é um hormônio regulador da glicose. Resistência prejudica a capacidade da insulina para reduzir a produção de glicose do fígado, de acordo com os autores. A resistência à insulina é um fator-chave no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Mecanismos de ação Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica Walter e Eliza Hall conduziram um estudo para determinar o mecanismo por trás da insulina relacionada à obesidade. resistência. Eles descobriram que as células pró-inflamatórias dentro dos tecidos gordurosos desencadeiam a inflamação, causando a liberação de proteínas conhecidas como citocinas. A liberação contínua de citocinas leva as células a se tornarem resistentes aos efeitos da insulina, preparando o terreno para o diabetes tipo 2, de acordo com o estudo. Isso ajuda a explicar por que a inflamação crônica é uma característica da obesidade e suas implicações para o desenvolvimento do diabetes. O estudo foi publicado na edição de julho de 2010 da revista "Diabetes". To Taking Action - Obesidade é um grave problema de saúde. Na maioria dos casos, você pode prevenir ou melhorar as condições relacionadas à obesidade, perdendo peso. Se você pesa 200 libras, perder 5 a 10% do seu peso significa perder 10 a 20 libras. Isso pode melhorar a sensibilidade à insulina e outros marcadores de saúde, como os níveis de colesterol, de acordo com a Obesity Action Coalition. Se você estiver em risco, converse com seu médico sobre um plano de tratamento de obesidade que é certo para você.