Evidências recentes revelaram um aumento no risco geral de mortalidade em pacientes com psoríase grave. Assim, a compreensão dessas comorbidades clínicas ajudará no tratamento eficaz de pacientes psoriásicos.
Doença Cardíaca e Síndrome Metabólica
Pacientes com psoríase têm um risco aumentado de doença cardiovascular devido à obesidade freqüente, hipertensão e colesterol alto no início da psoríase.
As doenças cardiovasculares são observadas com maior frequência em pacientes com psoríase. Da mesma forma, a prevalência de síndromes metabólicas também foi encontrada como elevada em pacientes hospitalizados com psoríase quando comparados com pacientes hospitalizados sem psoríase.
Pacientes com psoríase também apresentam uma taxa mais alta de ataque cardíaco após correção de fatores de risco para doenças cardíacas como diabetes, tabagismo, obesidade, hiperlipidemia e hipertensão.
Pacientes com lúpus sistêmico também apresentam uma incidência aumentada de doença arterial coronariana, o que sugere que a inflamação crônica é o promotor de ambos os processos.
Preliminar dados sugerem que controlar tal inflamação com metotrexato e /ou inibidores de TNF pode diminuir significativamente a mortalidade cardiovascular. Isto é provavelmente devido a um controle na inflamação sistêmica, muitas vezes medido por uma PCR ou VHS, que são marcadores de laboratório para a inflamação sistêmica.
Câncer
Uma série de estudos descobriu que pessoas com psoríase e artrite psoriática tem um risco aumentado de certos tipos de câncer. Também existe uma conexão entre pacientes com psoríase e o desenvolvimento de linfoma, bem como cânceres de pele não melanoma /melanoma. Um estudo com mais de 2.700 pacientes com psoríase acompanhados por quatro anos indica um risco relativo três vezes maior de desenvolver qualquer tipo de linfoma em comparação com controles ajustados para idade e sexo.
Um estudo recente mostrou que nenhum tratamento único da psoríase aumenta o risco de câncer, sugerindo que é a doença em si que é a culpa. Pessoas com psoríase devem fazer exames de câncer regularmente.
Outras doenças autoimunes
Doenças auto-imunes, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, têm se mostrado mais prevalentes em pacientes com psoríase. A esclerose múltipla e a psoríase também estão geneticamente ligadas nas famílias. E há uma associação com outras doenças autoimunes, como artrite reumatóide, síndrome de Sjögren e lúpus.
Saúde Mental
A psoríase tem sido associada a um aumento da prevalência de depressão (até 60%) e ansiedade. Ao avaliar os índices de qualidade de vida, especialmente em pacientes jovens, ter taxas de psoríase tão ruins quanto ter câncer, insuficiência cardíaca congestiva e doença pulmonar crônica.
Em um estudo, quase 10% dos pacientes com psoríase desejavam ser mortos e 5 por cento relataram ideação suicida ativa. Outro estudo que analisou pacientes com psoríase tratados com etanercept (Enbrel) mostrou uma diminuição nos escores gerais de depressão.
Osteoporose
Um pequeno estudo de pessoas com doença psoriásica descobriu que 60% tinham osteopenia (uma forma precoce de osteoporose) e 18 por cento tinham osteoporose de pleno direito.
De acordo com o estudo, o risco de desenvolver a doença óssea aumenta quanto mais tempo a pessoa tiver uma doença psoriásica. Enquanto a osteoporose geralmente afeta mais as mulheres do que os homens, neste caso, os homens foram mais afetados que as mulheres. Uma varredura de densidade óssea é necessária para a triagem de pacientes com psoríase. Pessoas com psoríase e artrite psoriática têm um risco aumentado de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo de 2012. Em particular, pessoas com psoríase grave têm 30% mais chances de ter diabetes tipo 2.
Uveíte
A psoríase e a artrite psoriática aumentam o risco de desenvolver uveíte, uma doença inflamatória do olho. De acordo com estudos recentes, cerca de 7% das pessoas com artrite psoriática desenvolverão uveíte. O tratamento sistêmico para a doença psoriática pode ajudar com alguns dos sintomas, mas uveíte geralmente requer tratamento específico.
Doença hepática
As pessoas com psoríase e artrite psoriática podem estar em maior risco para uma condição hepática chamada fígado gordo não alcoólico doença. É possível que exista uma ligação entre o aumento da prevalência de obesidade em pacientes psoriásicos e doença hepática gordurosa. Nas formas graves e crônicas desta doença, pode resultar em morte por insuficiência hepática.