casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os tratamentos para um ritmo cardíaco rápido?

A taquicardia, ou uma frequência cardíaca acelerada, pode ser causada por uma variedade de distúrbios que afetam o coração, os vasos sangüíneos ou até mesmo o sistema nervoso. Seja aguda ou crônica, a taquicardia pode causar consequências ameaçadoras à vida. Os tratamentos visam retardar o coração e evitar danos permanentes ao paciente.

Manobras vagais

Os pacientes que experimentam um episódio de taquicardia podem ser solicitados a realizar manobras vagais por seus médicos, relata MayoClinic.com. As manobras vagais são um conjunto de ações fisiológicas voluntárias que afetam o nervo vago, que é um nervo que ajuda a regular a frequência cardíaca. As manobras vagais incluem chupar como se estivesse defecando, tossindo e colocando um saco de gelo no rosto do paciente. À medida que o nervo vago é estimulado, o ritmo cardíaco acelerado começa a diminuir.

Medicamentos antiarrítmicos

Os médicos às vezes prescrevem medicamentos antiarrítmicos a pacientes com ritmo cardíaco acelerado, afirma a American Heart Association. Essas drogas são usadas para retardar o coração, afetando as células que controlam a freqüência cardíaca. Exemplos de medicamentos antiarrmicos incluem procainamida, lidocaa e bretio. Essas drogas podem ter sérios efeitos colaterais, e os pacientes que as tomam devem ser monitorados cuidadosamente.

Caridoversão externa

Em casos graves de taquicardia, os médicos podem decidir fazer cardioversão externa para forçar o coração a retornar uma taxa normal e ritmo, de acordo com MayoClinic.com. A cardioversão externa é um procedimento que provoca um choque elétrico no coração do paciente através de remendos ou remos colocados no peito. A corrente elétrica afeta os impulsos que controlam a frequência cardíaca. A cardioversão externa é usada em casos de emergência onde as medicações ou manobras vagais não são eficazes.

Desfibrilador Cardioversor Implantável

Um cardioversor desfibrilador implantável, ou CDI, é um dispositivo que pode ser colocado no tórax do paciente para controlar frequência cardíaca. Isso é muito útil no tratamento de casos crônicos de ritmo cardíaco acelerado, de acordo com o MedlinePlus. O CDI é como um marcapasso que é colocado na parte superior esquerda do tórax do paciente. O dispositivo é conectado ao coração por meio de um conjunto de fios e é programado para detectar quando um paciente está com taquicardia. Quando o dispositivo detecta um aumento rápido da freqüência cardíaca, ele envia pulsos que interrompem a taquicardia e restauram o coração a um ritmo normal.