Como a cetose acontece
A cetose geralmente acontece quando você está seguindo uma dieta de baixo carboidrato, ou um grau menor, se você não comer quantidade suficiente de carboidratos por um dia ou assim. A entrada de cetose leve, particularmente durante a noite entre as refeições, é completamente normal. Se o seu corpo consome toda a sua energia disponível e glicogênio que você obtém de carboidratos, ele começa a quebrar moléculas de gordura como energia. O fígado usa os ácidos graxos resultantes para criar cetonas, corpos de energia, que podem ser usados pelo cérebro, sistema nervoso e glóbulos vermelhos. Um dos principais indicadores para a cetose é a estado da sua respiração. Existe uma gama diversificada e concentrada de compostos orgânicos na respiração humana, que pode demonstrar o que está acontecendo dentro do seu corpo. A acetona, por exemplo, é uma cetona produzida quando os ácidos graxos são metabolizados para energia. Seu corpo quer excretar a acetona aumentada, então ela libera na respiração. Isso pode levar o seu hálito a cheirar a fruta ou a ter um aroma metálico, como o removedor de verniz. Isso depende da gravidade da sua cetose. Se sua respiração é extremamente pesada em acetona, você pode estar se aproximando de cetoacidose em que a concentração de cetonas no sangue é muito alta e pode envenenar seu corpo. Isto é perigoso e requer atenção médica.
Urina Pungente
Se você estiver em cetose consistentemente, você começará a excretar acetona em sua urina também. Você pode testar a acetona em sua urina comprando tiras de teste especiais. A maior parte da acetona produzida é removida com a respiração, mas pequenas quantidades são excretadas na urina se o fígado for incapaz de dividi-la em açúcares menores e menos prejudiciais, de acordo com o site da Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças.> Outros sintomas
Entrar em cetose pode causar perda de peso, o que pode ser uma razão para tentar alcançá-la. Enquanto pungente respiração e urina são os indicadores mais comuns de cetose, a Faculdade de Medicina da Universidade do Novo México descreve uma variedade de outros sintomas, incluindo constipação, que é comum, bem como hipoglicemia, ou baixa de açúcar no sangue, se você é particularmente ativo. Condições mais graves incluem hipercolesterolemia, alta concentração de gordura no sangue e hiperacidose, que ocorre quando a cetose se torna grave e o sangue começa a se tornar ácido. Isso é caracterizado por náusea e vômito; você deve procurar tratamento médico se isso ocorrer. Outros desenvolvimentos muito graves incluem osteoporose, pedras nos rins e pancreatite.