casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sintomas do derrame cortical

Um derrame cortical ocorre quando o suprimento de sangue para o exterior, ou córtex, do cérebro é reduzido ou bloqueado, resultando em danos cerebrais. O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames afirma que o córtex é o principal centro de processamento do cérebro, que processa movimento, sensação e linguagem. De acordo com MayoClinic.com, os principais fatores de risco de desenvolver um derrame cortical incluem pressão alta, tabagismo e colesterol alto. Pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral cortical, bem como seus cuidadores, devem estar cientes dos sintomas duradouros e procurar ajuda para gerenciá-los.

Sensory Loss

Um sintoma duradouro de um stoke cortical pode ser sensorial permanente perda, afirma MedlinePlus. Isso ocorre porque um derrame pode danificar a parte do córtex que processa informações sensoriais de outras partes do corpo. Além disso, um acidente vascular cerebral em um dos lados do córtex pode levar à perda sensorial permanente no lado oposto do corpo. Embora o tratamento precoce possa reduzir a gravidade da perda sensorial, um paciente com um derrame pode apresentar dormência pelo resto da vida, dependendo da extensão do dano cerebral.

Dificuldade em se comunicar

MedlinePlus afirma que um paciente com um acidente vascular cerebral cortical pode ter dificuldade de comunicação ao longo da vida. Dependendo da parte do cérebro que foi afetada, um paciente pode ter dificuldade em compreender, dificuldade em organizar pensamentos, dificuldade em expressar pensamentos ou dificuldades com a fala. Assim, a reabilitação com um fonoaudiólogo é necessária para um paciente que está tendo dificuldades em se comunicar. Um fonoaudiólogo pode ajudar o paciente a entender melhor as informações e expressar seus pensamentos ao longo do tempo. Além disso, os cuidadores e familiares do paciente devem entender suas limitações e fazer as adaptações necessárias para aumentar a comunicação entre o paciente e o ambiente circundante.

Perda de Mobilidade

Um paciente com um derrame cortical pode perder sua capacidade de andar, afirma MedlinePlus. Essa complicação duradoura geralmente ocorre quando a parte do córtex afetada pelo AVC é responsável por movimentos motores ou movimentos musculares que envolvem as pernas. Além disso, partes do cérebro responsáveis ​​pelo equilíbrio e coordenação podem ser afetadas. A reabilitação física precoce pode reavivar o equilíbrio e a coordenação e ajudar o paciente a recuperar a força muscular para aumentar a mobilidade. Às vezes, no entanto, o dano cerebral é muito extenso para permitir que o paciente se recupere totalmente. Assim, uma cadeira de rodas ou outro dispositivo auxiliar de caminhada pode ser necessário para melhorar a mobilidade de um paciente com AVC cortical.