Efeitos imediatos
O efeito imediato da MT é o relaxamento. De acordo com Hilary B. Weiss, da Vanderbilt University, os praticantes frequentemente relatam "tranquilidade e consciência interior" enquanto meditam. Quando terminam a sessão de meditação, eles levam uma sensação de alerta em seus afazeres diários. O que está acontecendo é que a meditação acalma o sistema nervoso simpático. Leva a mente longe da comoção e preocupações da vida. O sistema nervoso continua. A pressão sanguínea, a taxa de respiração e a freqüência cardíaca, que aumentam com o estresse, caem para um nível mais normal.
Efeitos Cardiovasculares
Vários estudos relatam benefícios para o sistema cardiovascular. Um estudo apresentado na reunião anual de 2009 da American Heart Association relatou que pacientes com doença coronariana que praticavam a MT tiveram 47% menos ataques cardíacos, derrames e morte súbita durante os nove anos do estudo. Estudos mostram que a MT diminui a pressão arterial sistólica e diastólica. Diminui o nível de excitação do sistema nervoso simpático e a pressão sanguínea. Um estudo de doutoramento realizado na Maharishi School of Management sugere que pode até ajudar a baixar os níveis de colesterol.
Efeitos emocionais
Os estudos relatados pela Maharishi School of Management mostram benefícios emocionais e psicológicos também. Os meditadores mostram maior criatividade, melhor foco, menos depressão e melhor uso das reservas cerebrais. Mas talvez o benefício emocional mais conhecido seja um antídoto para o estresse. Um estudo analisou o Transtorno de Estresse Pós-Traumático em veteranos americanos da Operação Enduring Freedom e Operation Iraqi Freedom. Os pesquisadores descobriram uma diminuição do nível de estresse e um aumento da qualidade de vida nos veteranos que foram ensinados a meditar.
Efeitos negativos
No entanto, nem todos os efeitos da TM são positivos. Um meta estudo relatado no International Journal of Psychotherapy aponta vários possíveis efeitos colaterais negativos da MT. Alguns praticantes relataram não relaxamento, mas estresse, ansiedade e pânico. Outros relataram sentimentos de desconexão com a realidade durante e após a meditação. Alguns aumentaram a depressão. Outros relataram menos motivação na vida. Os meditadores que relataram dificuldades não eram apenas iniciantes, mas também meditadores experientes; alguns disseram que os efeitos duraram até 105 meses.