Dietilamida do ácido lisérgico
A dietilamida do ácido lisérgico, ou LSD, é um potente medicamento alucinógeno. O LSD produz efeitos principalmente através de interações com receptores de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor, uma substância química que facilita as interações entre os nervos, causando efeitos variados no cérebro e no corpo. Os efeitos físicos do LSD incluem aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura corporal, náuseas, tremores e fraqueza. A transpiração é típica, juntamente com a dilatação dos alunos. Os efeitos psíquicos do LSD incluem percepções distorcidas de distância e tempo, e alucinações visuais, sonoras e relacionadas ao toque. Emoções intensificadas normalmente mudam freqüentemente e abruptamente. Paranoia, agitação, medo, ansiedade e pânico podem ocorrer. O LSD pode ter efeitos a longo prazo no cérebro, incluindo flashbacks que podem interferir no funcionamento diário.
Fenciclidina
A fenencidina, ou PCP, já foi usada como anestésico. Mas esse uso médico foi abandonado por causa dos efeitos mentais perturbadores da droga. Os efeitos físicos do PCP podem incluir náuseas e vômitos, respiração superficial, diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, visão turva, sudorese e salivação, tontura, falta de coordenação, perda de equilíbrio e dormência. Os efeitos mentais e emocionais da PCP incluem agitação, ansiedade, agressividade, paranóia, delírios, distorção das percepções visuais e auditivas, pensamento irracional e dissociação - uma sensação de estar separado ou fora de você e do seu ambiente. O estado psicológico produzido pelo PCP é semelhante ao das pessoas com transtorno mental esquizofrênico. O uso prolongado de PCP pode causar depressão, perda de memória e padrões anormais de fala e pensamento.
Mescalina
A mescalina é uma substância química alucinógena encontrada no cacto peiote. Também pode ser fabricado. Os efeitos físicos da mescalina incluem náusea, temperatura corporal elevada, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, sudorese, incoordenação, tremores e fraqueza. A droga distorce pensamentos, emoções e percepções sensoriais. A euforia pode ocorrer, mas ansiedade, agitação e medo intenso também são possíveis. Flashbacks podem ocorrer em pessoas que usam mescalina.
Psilocibina
A psilocibina é uma substância alucinógena encontrada em certas espécies de cogumelos. Os efeitos desta droga são semelhantes ao LSD, embora não seja tão potente quanto o LSD. Os efeitos físicos incluem fraqueza, incoordenação, náusea e dilatação da pupila. Os efeitos mentais e emocionais incluem euforia, nervosismo, ansiedade, pânico, terror, paranoia, delírios e alucinações sensoriais. Efeitos a longo prazo podem ocorrer com o uso da psilocibina, incluindo distúrbios de memória e flashbacks persistentes. Outros alucinógenos
Uma série de outras drogas e substâncias pode ter efeitos alucinógenos e /ou dissociativos. Salvia divinorum, mais comumente conhecida como sálvia, é uma erva que produz efeitos alucinógenos de curto prazo. Sabe-se que a cetamina, um anestésico, produz principalmente uma experiência dissociativa quando usada recreacionalmente. As drogas de rua "Designer" são substâncias químicas sintéticas produzidas por suas propriedades psicoativas, algumas delas alucinógenas. Exemplos incluem ecstasy /MDMA e K2, também conhecido como "spice".