Stress Relief
Dr. Lee Berk, imunologista da Escola de Saúde e Medicina Aliada da Universidade de Loma Linda, estudou os efeitos do riso alegre sobre a regulação dos hormônios desde os anos 80. Berk e seus colegas descobriram que o riso ajuda o cérebro a regular os hormônios do estresse, cortisol e epinefrina. Eles também descobriram uma ligação entre o riso e a produção de anticorpos e endorfinas, os analgésicos naturais do corpo. Até mesmo a expectativa de que algo engraçado está chegando é suficiente para trazer efeitos positivos, relatórios Dr. Berk.
O sistema de recompensa do cérebro
Humor também ajuda o cérebro a regular o cérebro níveis de dopamina, relata uma equipe de pesquisadores de Stanford na edição de 4 de dezembro de 2003 da revista Neuron. A dopamina, também conhecida como "o hormônio da recompensa", é um neurotransmissor que regula o humor, a motivação, a atenção e o aprendizado. Psicologicamente, a dopamina desencadeia uma sensação de prazer. A equipe de Stanford examinou os cérebros de 16 participantes do estudo que analisavam desenhos animados previamente classificados como engraçados ou não-engraçados. Eles descobriram que os desenhos engraçados ativaram um grupo de áreas no sistema límbico do cérebro que estão crucialmente envolvidas na regulação da dopamina. As descobertas indicam que o humor pode ter efeitos positivos não apenas no humor, mas também na motivação e no aprendizado.
Risos e Serotonina
Não existem dados concretos para confirmar se o riso alegre tem algum efeito direto nos níveis de serotonina. o cérebro. Baixos níveis de serotonina no cérebro estão ligados a agressividade, ansiedade e depressão. Ambos riso alegre e serotonina fazem você se sentir bem. Mas os efeitos positivos do riso alegre sobre o seu humor podem ser o resultado do aumento dos níveis de dopamina e endorfina e diminuição dos níveis do hormônio do estresse cortisol.
Risos Patológicos
riso patológico é o riso inadequado, descontrolado ou dissociado de qualquer estímulo. Numerosos estudos mostraram que o riso patológico não tem efeitos positivos no humor ou na saúde física. De fato, os pesquisadores acreditam que o riso patológico resulta de um defeito nos sistemas de dopamina e serotonina. Os inibidores de recaptação de serotonina, usados para tratar a depressão, têm sido eficazes no tratamento do riso patológico, relata uma equipe de pesquisa liderada por Antonia Damasio, especialista em regulação emocional da Universidade de Iowa. A pesquisa sobre o riso patológico mostra que não é o riso em si que tem um efeito positivo na saúde, mas sim a alegria subjacente do riso não-patológico. , , ] ]