A apneia do sono é diagnosticada com um estudo do sono que examina os padrões respiratórios durante o sono. Existem dois tipos básicos de estudos do sono em uso generalizado: estudos feitos na cama de um indivíduo em casa e aqueles feitos em um laboratório do sono.
O que é um estudo do sono em casa?
Indivíduos com alta probabilidade de ter apnéia do sono pode ser testado em casa, especialmente se ele não tiver condições médicas significativas envolvendo o coração ou os pulmões. O paciente coloca o equipamento de teste em si antes de dormir. Este equipamento monitora padrões de respiração, níveis de oxigênio e ritmos cardíacos.
O que são estudos laboratoriais do sono?
Um estudo do sono em laboratório (também chamado de polissonografia) é um teste mais detalhado que avalia padrões respiratórios, oxigênio níveis e ritmos cardíacos mais de perto e também monitora a atividade das ondas cerebrais (eletroencefalograma modificado), movimentos oculares (eletrooculograma) e movimentos das pernas. A polissonografia é um teste para a apnéia do sono e alguns outros distúrbios do sono, como o distúrbio periódico do movimento dos membros.
Quais são os prós e contras de um estudo do sono domiciliar?
Os estudos do sono em casa são geralmente mais baratos que em Estudos laboratoriais. Eles podem ficar mais confortáveis porque um indivíduo precisa usar menos monitores e é capaz de dormir em sua própria cama. As desvantagens incluem o fato de que elas fornecem menos informações, não são capazes de avaliar distúrbios do sono além da apneia do sono e não são ideais para indivíduos com condições médicas graves que afetam o coração ou os pulmões. Depois de um estudo do sono em casa, um estudo em laboratório pode precisar ser realizado se o estudo do sono em casa não diagnosticar a apneia do sono, mas o médico acredita que o paciente está em alto risco de ter apneia do sono.
se um paciente tiver apnéia do sono durante a primeira metade de um estudo do sono em laboratório, ele poderá iniciar o tratamento (terapia de pressão positiva nas vias aéreas) na mesma noite. Isso aproveita o fato de que um paciente já está no laboratório do sono para determinar as configurações ideais para usar em casa.
E sobre outros testes de sono?
Medição dos níveis de oxigênio na corrente sanguínea, chamada oximetria , não é um teste suficiente para a apneia do sono, porque muitos pacientes com apneia obstrutiva e central do sono podem ter níveis normais de oxigênio. O teste de latência múltipla do sono é um teste do cochilo diurno e avalia o grau de sonolência e pode ser essencial no diagnóstico da narcolepsia, um tipo diferente de distúrbio do sono. A caligrafia envolve usar um dispositivo estilo relógio de pulso que mede ciclos de vigília versus sono que podem ser relevantes para a avaliação de distúrbios de ritmos diários (circadianos).
E sobre os exames de sangue para apneia do sono?
nenhum exame de sangue para apnéia do sono, especificamente, mas exames de sangue podem fazer parte da avaliação de pacientes com sintomas de apneia do sono ou outros distúrbios do sono. Por exemplo, o hipotireoidismo geralmente leva a baixos níveis de energia, fadiga e sonolência que podem imitar os sintomas da apneia do sono. Portanto, os indivíduos com esses sintomas devem fazer um exame de sangue para avaliar os níveis do hormônio estimulante da tireóide.
Além disso, a síndrome das pernas inquietas é um distúrbio do desconforto da perna, particularmente à noite. Pode contribuir para a dificuldade em adormecer ou permanecer adormecido durante a noite, e pode começar ou piorar no cenário de baixas reservas de ferro no corpo. Portanto, um paciente com sintomas da síndrome das pernas inquietas deve fazer um exame de sangue para avaliar os níveis de ferritina.