Quando os níveis séricos de potássio (no sangue) são baixos, essa condição é chamada de hipocalemia. Como a dieta ocidental típica contém muito potássio, a chance de ter hipocalemia se você é um adulto saudável sem medicação é inferior a 1%. A hipocalemia é mais provável se você estiver tomando certos diuréticos ou medicamentos para glaucoma, ou se tiver certas condições médicas, como hiperaldosteronismo ou doenças que afetam os rins. Uma pessoa pode ter hipocalemia sem sintomas ou com sintomas graves. Se não for tratada, os sintomas geralmente pioram e podem levar à morte. Pode ser difícil diferenciar entre os sintomas de hipocalemia e as complicações da hipocalemia.
Complicações Cardíacas
A hipocalemia pode causar batimentos cardíacos irregulares, conhecidos como disritmias cardíacas. O batimento cardíaco pode ser incomumente rápido, uma condição chamada taquicardia. Disritmias graves podem levar a parada cardíaca e paralisia pulmonar. Vômitos severos e diarréia em crianças pequenas, o que leva a perda de fluidos e hipocalemia, podem causar parada cardíaca. A hipocalemia também pode causar hipertensão arterial ou hipertensão.
Complicações Musculares
A hipocalemia pode causar fadiga. Uma pessoa pode sentir fraqueza muscular, cãibras e dores musculares (mialgia). O fluxo sangüíneo reduzido para os músculos esqueléticos causado pela hipocalemia pode levar à rabdomiólise, uma condição na qual as fibras musculares se rompem. A hipocalemia pode levar à paralisia, afetando as pernas com maior freqüência do que os braços, embora essa complicação seja incomum.
Complicações diabéticas
Pacientes diabéticos com hipocalemia frequentemente apresentam hiperglicemia ou níveis elevados de açúcar no sangue. A hipocalemia interfere na liberação de insulina e na sensibilidade do corpo à insulina. Controlar e tratar a hipocalemia pode ajudar a reduzir a hiperglicemia e as complicações diabéticas que ela traz.
Outras complicações
Uma pessoa pode encontrar-se excepcionalmente sedenta se tiver hipocalemia. Ele pode experimentar constipação. Ele pode se encontrar urinando com frequência ou passando grandes quantidades de urina, uma condição chamada poliúria. A hipocalemia também pode causar acidose metabólica, acidose respiratória, doença cística renal e encefalopatia hepática.
, , ] ]