Peixes, moluscos e frutos do mar estão entre as fontes alimentares mais importantes do mundo, e são amplamente utilizados na maioria das cozinhas do mundo. Eles são uma importante fonte de proteína de baixa gordura e alta qualidade, e também fornecem aos clientes uma maneira saborosa de aumentar o consumo de ácidos graxos ômega-3 saudáveis. Infelizmente, eles também estão entre os gatilhos de alergia alimentar mais comuns e perigosos. Grandes predadores, como o espadarte, também apresentam outros riscos potenciais à saúde.
Alergias a peixes
Vários tipos de reações adversas podem ser causadas por alimentos, e apenas alguns deles são realmente alergias. Reações alérgicas são causadas pelo sistema imunológico confundindo uma proteína inofensiva de um vírus perigoso ou outra infecção. Sua resposta maciça a uma ameaça inexistente pode criar sintomas que variam de levemente irritantes a risco de vida. Alimentos que provocam uma reação alérgica são chamados de alérgenos, e os peixes estão entre os mais difundidos e perigosos de alérgenos.
Espadarte
O espadarte é um grande predador de natação livre que vive a maior parte de sua vida na região. oceano aberto. É distantemente relacionado tanto à cavala como ao atum e, tal como as espécies maiores de atum, apresenta uma carne muito firme e pálida, com uma textura que lembra a carne e não o peixe. Isso faz com que seja um favorito durante a temporada de churrasco, uma vez que o peixe-espada é um dos poucos peixes que podem ficar de pé para grelhar tão bem quanto um bife. Espadarte também se presta a pratos sofisticados de jantar fino.
Alergia Espadarte
Peixes, moluscos e crustáceos como lagosta e caranguejos são alérgenos comuns. Ser alérgico a um não significa necessariamente ser alérgico a todos os três, mas como regra aqueles que são alérgicos a uma espécie de peixe ou marisco são geralmente alérgicos a outros. As reações alérgicas são sempre desencadeadas por uma proteína, e a maioria das espécies de peixes compartilha várias das mesmas proteínas. No entanto, os "Anais de Asma, Alergia e Imunologia" publicaram um artigo em 1996 detalhando o caso de um paciente que era especificamente alérgico ao espadarte e ao espadarte.
Outras preocupações com a saúde
O potencial do espadarte como um o alérgeno não é a única preocupação de saúde associada à espécie. Eles estão entre o pequeno punhado de peixes contaminados com mercúrio, graças à sua posição no topo da cadeia alimentar. O espadarte não deve ser ingerido mais do que uma vez por mês, e as mulheres grávidas devem evitá-lo inteiramente. Espadarte é também uma ameaça potencial para o envenenamento por histamina. Certas espécies, incluindo espadarte, produzem grandes quantidades de histaminas à medida que se deterioram. Se o peixe-espada não for absolutamente fresco, o envenenamento por histamina pode deixá-lo seriamente doente.