casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Alimentos que ajudam a capacidade pulmonar e respiração

A maioria das pessoas provavelmente considera que sua respiração é garantida, com um adulto médio inalando de 15 a 20 vezes por minuto, ou mais de 20.000 vezes por dia, de acordo com a American Lung Association. Várias doenças, o processo de envelhecimento e a poluição afetam os pulmões, mas mudanças no estilo de vida, como exercícios e dieta, podem ajudar a manter os pulmões saudáveis. Mesmo assim, alguns alimentos parecem ser melhores que outros na promoção da capacidade pulmonar e nas defesas naturais dos pulmões.

Maçãs

O ditado “uma maçã por dia mantém o médico longe” pode realmente ter algum peso, particularmente quando se trata de saúde pulmonar. Pesquisadores da Escola de Medicina do Hospital St. George, em Londres, estudaram as dietas de mais de 2.500 homens com idades entre 45 e 49 anos e, em seguida, analisaram a capacidade dos sujeitos de exalar usando um teste especial chamado FEV1. Os resultados, publicados na revista “Thorax” em fevereiro de 2000, mostraram que a boa função pulmonar estava ligada ao maior consumo de alimentos contendo vitaminas C, E e beta-caroteno. No entanto, o único alimento que fez uma diferença significativa foi comer cinco ou mais maçãs por semana, com comedores de maçã tendo uma capacidade pulmonar 138 mililitros maior do que aqueles que não consomem maçãs. Um estudo de laboratório de 2008 publicado em "Planta Medica" descobriu que uma ou mais maçãs por dia pode reduzir o risco de câncer de pulmão e cólon.

Fish

O óleo de peixe contém ácidos graxos ômega-3 benéficos que ajudam a combater inflamação em seu corpo. Um estudo de 1994, publicado no "European Respiratory Journal", analisou uma dieta rica em consumo de peixe e seus efeitos sobre a asma e outras doenças pulmonares. Os pesquisadores revisaram dados de mais de 2.500 adultos na Primeira Pesquisa Nacional de Saúde e Exame Nutricional, em relação aos resultados dos testes de expiração da respiração e dieta FEV1. Os dados mostraram que a ingestão crónica de peixe está provavelmente associada a níveis mais elevados de função pulmonar, provavelmente devido ao efeito do óleo de peixe na moderação dos níveis nocivos de ácido araquidónico no seu corpo.

Red Bell Peppers

Alimentos como Como pimentões vermelhos que são ricos em um composto laranja-vermelho chamado beta-criptoxantina pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão. Um estudo publicado em 2003 na revista “Cancer, Epidemiology Markers and Prevention” revisou dados sobre dietas de mais de 60.000 adultos em Xangai, China, e descobriu que aqueles que consomem a maioria dos alimentos beta-criptoxantina tiveram uma redução de 27% no risco de câncer de pulmão. Os pimentões vermelhos também contêm altos níveis de vitamina A. Pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas investigaram a ligação entre a vitamina A e a inflamação pulmonar e o enfisema pulmonar. O estudo descobriu que animais de laboratório alimentados com uma dieta deficiente em vitamina A desenvolveram enfisema, e uma dieta rica em vitamina foi capaz de combater o efeito e reduzir as taxas de enfisema.

Wine

Um estudo publicado em "BMC Pulmonar Medicine ”em 2002 estudou vinho rico em antioxidantes e seus efeitos nos pulmões. Uma amostra aleatória de indivíduos recebeu testes de FEV1 e capacidade vital forçada, ou CVF. Depois de analisar os comportamentos de 30 dias e de consumo de álcool ao longo da vida dos participantes, os pesquisadores conseguiram relacionar taxas mais altas de consumo de vinho tinto e vinho branco aos melhores resultados dos testes de função pulmonar. Os pesquisadores concluíram que, embora um estilo de vida mais saudável em quem bebe vinho possa afetar os resultados, os testes sugerem que a ingestão moderada de vinho pode ser boa para os pulmões.