O desenvolvimento de uma erupção cutânea logo após o uso do óleo de linho pode ser uma indicação de uma reação alérgica. Se você perceber que toda vez que ingerir óleo de linhaça você desenvolver sintomas comuns de alergia, chame seu médico para uma avaliação mais aprofundada. Embora a maioria das reações alérgicas ao óleo de linhaça seja leve a moderada, há uma chance de que você desenvolva anafilaxia, uma reação alérgica grave que pode ser fatal. O óleo de linhaça é comumente usado para aumentar a quantidade de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 em sua dieta, mas só deve ser usado sob a orientação de um médico.
Causas
Erupções cutâneas alérgicas ocorrem porque da produção de histamina perto das camadas superiores da sua pele. Se o seu sistema imunológico identificar acidentalmente o óleo de linhaça como uma substância perigosa, ele irá atacá-lo com anticorpos da imunoglobulina E para proteger o corpo. A presença de anticorpos IgE faz com que os mastócitos nos tecidos moles criem histamina. A histamina é usada pelo organismo para proteger contra a infecção, mas durante uma reação alérgica, uma grande quantidade de histamina é criada, o que leva a inflamação e irritação. A maioria das erupções cutâneas alérgicas se desenvolvem por causa da presença deste produto químico. Tipos de erupções cutâneas alérgicas que podem se desenvolver a partir de uma reação ao óleo de linho incluem irritação geral, eczema e urticária. A irritação geral pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comumente encontrada ao redor da boca ou do rosto. O eczema é uma condição crônica da pele que pode ser desencadeada por uma reação alérgica. Eczema aparece como pequenas bolhas que crescem em bolhas maiores cheias de líquido. Bolhas de eczema comumente quebram, choram e se enchem. Colmeias são uma erupção comum causada por uma reação alérgica que se desenvolve em aglomerados de vergões em qualquer parte do corpo. Colmeias podem migrar de uma parte do corpo para outra sem nenhum motivo e são extremamente pruriginosas.
Outros sintomas
Se a erupção do óleo de linhaça estiver relacionada a uma reação alérgica, você desenvolverá outros sinais e sintomas por todo o corpo. Os sintomas comuns de uma reação alérgica incluem diarréia, vômitos, cólicas estomacais, congestão nasal, chiado no peito, dificuldade para respirar, falta de ar, aperto no peito e tosse. Durante uma reação alérgica grave, você pode desenvolver um aumento da freqüência cardíaca, tontura, uma queda na pressão arterial e inchaço facial.
Tratamento
O tratamento para uma erupção cutânea alérgica inclui a aplicação de um creme esteróide para reduzir inchaço e coceira e evitação futura da substância causando a erupção. Você também pode tomar um anti-histamínico oral para reduzir a quantidade de histamina que seu corpo pode produzir. Não coma alimentos que contenham sementes de linho, óleo de linhaça ou qualquer outro subproduto do linho.