A semente preta conhecida como semente de cominho preto envolve um importante óleo medicinal que tem sido usado há séculos nos países árabes, africanos e asiáticos. A pesquisa moderna está validando seus muitos usos tradicionais para doenças como a asma, de acordo com uma edição de 2003 da "Phytotherapy Research" e síndrome metabólica, observa "O Internet Journal of Pharmacology." Semente de cominho preto também atende pelo seu nome latino, Nigella sativa. O óleo é extraído, concentrado e embalado mais comumente como gel cap.
Doenças alérgicas
doença alérgica abrange condições como a rinite alérgica, uma expressão crônica ou sazonal de sintomas como corrimento nasal, olhos lacrimejantes e coceira e uma garganta áspera, entre outros sinais; condições de asma e dermatite atópica, como asma. O artigo de 2003 “Phytotherapy Research” complementou os participantes do estudo com 40 a 80 mg /kg /dia do óleo de semente. Concluiu-se que os sintomas alérgicos subjetivos diminuíram ao longo do tratamento. Enquanto o estudo não definiu definitivamente como o óleo de semente preta produziu os resultados benéficos, um Memorial Sloan-Kettering Cancer Center descreve alguns dos seus efeitos como anti-inflamatórios, imunomoduladores e ricos em antioxidantes.
Liver Protection
O fígado é um órgão vital que auxilia no metabolismo dos alimentos, na produção de proteínas necessárias para o equilíbrio de fluidos e na função imunológica e desintoxicação. Quando está doente devido a infecção, abuso de álcool e dieta ou radiação, a necessidade de transplante ou cirurgia pode deixar uma pessoa suscetível a uma complicação comum conhecida como lesão de reperfusão de isquemia hepática. É uma resposta inflamatória que causa mais danos ao fígado, de acordo com um artigo de 2008 da "Medical News Today". Os efeitos antioxidantes e hepatoprotetores do óleo de semente preta, observa o site de informações do Memorial Sloan-Kettering Medical Center, tornaram-no uma opção muito viável em condições em que essa complicação é esperada. "Medical News Today", observa que o óleo de semente não tem efeitos colaterais e sugere que ele pode melhorar as taxas de sobrevivência.
Síndrome Metabólica
A síndrome metabólica é uma questão crescente no mundo ocidental. Caracteriza-se como obesidade abdominal, hipertensão arterial, dislipidemia e estado pré-diabético. É um prelúdio de muitas doenças crônicas e potencialmente fatais, como diabetes e doenças cardíacas, e o “The Internet Journal of Pharmacology” observa que o óleo de semente de cominho preto melhora muitos parâmetros dessa condição. Sugere-se como uma terapia adjuvante eficaz para o tratamento convencional, como uma dose de 2,5 ml duas vezes por dia melhora os parâmetros da relação cintura-quadril, colesterol HDL, triglicerídeos, glicemia de jejum e pressão arterial.