As pessoas em todo o mundo usam o feno-grego e o tomilho como temperos e ervas medicinais. Sementes de feno-grego contêm propriedades que podem ajudar a tratar uma ampla gama de condições, como colesterol alto, diabetes, doenças cardiovasculares e constipação. O extrato de óleo de tomilho pode ajudar a tratar infecções fúngicas e doenças respiratórias, e às vezes é adicionado a enxaguatórios bucais e cremes dentais para prevenir a gengivite. Tanto o feno-grego e tomilho são geralmente seguros, mas eles representam alguns riscos para a saúde específicos.
Problemas gastrointestinais
Tomar tomilho ou feno-grego pode causar certos efeitos colaterais gastrointestinais. Se você ingerir óleo volátil de tomilho, poderá sentir vômitos, além de tontura e dificuldade para respirar, alerta o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Você deve usar o óleo de tomilho apenas topicamente e não internamente. Além disso, se tomar altas doses de sementes de feno-grego, especificamente mais de 100 g por dia, você pode sentir náuseas e distúrbios gastrointestinais.
Feno-grego pode ser inseguro para tomar durante a gravidez devido a riscos específicos de aborto espontâneo. Um estudo em porquinhos-da-índia descobriu que tomar extratos de feno-grego pode estimular o útero a se contrair, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Isso representa um perigo potencial para as mulheres grávidas, adverte o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.
Hipoglicemia
Se você tomar medicamentos para tratar a diabetes, você deve consultar o seu médico antes de tomar feno-grego. O feno-grego pode reduzir os níveis de glicose no sangue, potencialmente causando hipoglicemia, alerta o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. O feno-grego pode ser especialmente perigoso quando combinado com medicamentos ou terapias para diabetes que diminuem o nível de açúcar no sangue, porque a combinação pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue se tornem perigosamente baixos. . O óleo de tomilho usado na pele ou como um enxaguatório bucal pode causar irritações ou reações alérgicas em algumas pessoas, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Se você tiver erupções cutâneas ou outras irritações do óleo de tomilho, pare de usá-lo imediatamente.