Uma reação alérgica ao óleo de soja hidrogenado é causada por uma alergia subjacente à soja. O alérgeno é a proteína encontrada na soja e a hidrogenação do óleo não desempenha um papel na reação alérgica. Uma alergia ao óleo de soja hidrogenado causará sintomas semelhantes aos de uma alergia alimentar geral. Se você tiver reações adversas quando consumir produtos que contenham óleo de soja hidrogenado, fale com um médico para um diagnóstico preciso e opções de tratamento.
Sintomas
Os sintomas de uma alergia ao óleo de soja hidrogenado são urticária, eczema, comichão , desmaios, tontura, dor abdominal, aperto no peito, náusea, diarréia, vômitos, chiado e formigamento ou inchaço dos lábios, língua ou garganta, de acordo com a Cleveland Clinic. Os sintomas geralmente se desenvolvem em poucos minutos ou algumas horas depois de ingerir alimentos contendo óleo de soja hidrogenado. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, com base na gravidade da alergia.
O óleo de soja hidrogenado é feito de soja, um conhecido alérgeno alimentar comum. Alguém com uma alergia à soja experimenta uma reação exagerada do sistema imunológico quando ela come produtos à base de soja. O sistema imunológico não reconhece as proteínas da soja como substâncias inofensivas e começa a atacar as proteínas. A proteína de soja é encontrada no óleo de soja hidrogenado, levando a uma reação alérgica comum à soja.
Parte da reação defensiva do sistema imunológico é produzir anticorpos e histamina. A histamina é um hormônio no corpo que ajuda a proteger o corpo contra vírus e bactérias. Os anticorpos fazem com que os mastócitos produzam quantidades concentradas de histamina em várias partes do corpo, principalmente nos tecidos moles. Esta quantidade aumentada de histamina leva a inflamação e irritação, causando sintomas comuns de alergia. Prevenção
Evitar a soja da dieta é a maneira mais eficaz de prevenir uma alergia ao óleo de soja hidrogenada, de acordo com a Cleveland Clinic. A Food and Drug Administration exige que todos os alimentos pré-embalados indiquem claramente no rótulo se contêm soja. Pode ser difícil evitar o óleo de soja hidrogenado, porque é amplamente utilizado em alimentos processados. Se tiver uma alergia conhecida ao óleo de soja, evite soja, nozes de soja, brotos, tofu, proteína vegetal texturizada, natto, tamari, missô e edamame.
Advertência
Uma alergia ao óleo de soja hidrogenado pode levar a uma reação alérgica grave, que poderia ser fatal. Se você desenvolver sintomas, como urticária, falta de ar, incapacidade de respirar e sensação de desmaio, ligue para o 911.