casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que o GLA faz pelo corpo e pelo cérebro?

O ácido gama-linoléico, também conhecido como GLA, é um ácido graxo ômega-6 com vários usos potenciais, que incluem o tratamento da artrite reumatóide. Os ácidos graxos ômega-6 são um tipo de gordura poliinsaturada importante para a função cerebral. As gorduras poliinsaturadas, em geral, ajudam a manter o sistema reprodutivo e promovem a saúde da pele e do cabelo, bem como regulam o sistema metabólico. O GLA é encontrado em óleos de sementes de plantas, incluindo prímula, groselha preta e borragem, bem como em óleos fúngicos e espirulina.

Reduzir Inflamação

A inflamação é um marcador de muitas doenças degenerativas e crônicas, incluindo câncer, diabetes, doença cardíaca e artrite. O ácido gama-linoléico pode ser um fator importante na redução das respostas inflamatórias, de acordo com um artigo de dezembro de 2006 publicado na "Current Pharmaceutical Biotechnology". O GLA pode ajudar a promover a expressão de certos genes que desempenham um papel importante na função imunológica e na morte das células cancerígenas. Estes efeitos anti-inflamatórios são provavelmente responsáveis ​​pelo potencial do GLA no tratamento dos sintomas da artrite reumatóide. Tomar suplementos de GLA por um a três meses pode ajudar a reduzir a dor, o inchaço e a rigidez matinal associados à artrite reumatóide, observa o site do Centro Médico da Universidade de Maryland. 60 por cento de gordura. Isso significa que o GLA, outros ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 são essenciais para o funcionamento e o comportamento normal do cérebro. O site da UMMC observa que há evidências de que tomar o GLA pode ajudar a melhorar o distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção, um distúrbio relacionado ao cérebro muito comum. Uma meta-análise publicada na edição de fevereiro de 2014 de "prostaglandinas, leucorenoses e ácidos graxos essenciais" examinou 18 estudos e descobriu que os ácidos graxos poliinsaturados, especialmente GLA e ácido eicosapentaenóico, poderiam proporcionar um benefício modesto no tratamento dos sintomas de TDAH. Perda de peso

GLA pode desempenhar um papel na manutenção de um peso corporal saudável. Um estudo publicado na edição de junho de 2007 do "The Journal of Nutrition" indica que o GLA pode reduzir o ganho de peso após uma grande perda de peso. Neste estudo, os participantes anteriormente obesos foram administrados 890 miligramas de GLA por dia, como 5 gramas de óleo de borragem, ou 5 gramas de azeite, durante um período de um ano. O estudo descobriu que aqueles que receberam o GLA recuperaram menos peso do que os participantes que não tomaram o GLA, sugerindo que o GLA pode ser útil na prevenção do ganho de peso em indivíduos propensos à obesidade.

Eczema

GLA foi uma vez comumente usado como um tratamento para o eczema, uma condição da pele, observa NYU Langone Medical Center website. No entanto, as evidências sobre esse uso são misturadas. Um estudo publicado na edição de abril de 2013 da "The Cochrane Database of Systemic Reviews" concluiu que a ingestão de óleo de borragem ou óleo de prímula não teve nenhum efeito sobre o eczema. Embora a evidência sobre GLA e eczema seja mista, pode valer a pena conversar com seu médico sobre essa opção.

Fontes de GLA

O GLA é encontrado apenas em quantidades muito pequenas em uma dieta típica. No entanto, seu corpo pode produzir GLA a partir do ácido linoléico, outra gordura encontrada em muitos alimentos. Sob certas circunstâncias, como se um indivíduo é idoso ou tem eczema, diabetes, uma infecção viral, altos níveis de colesterol, ingestão excessiva de gordura saturada e certas deficiências vitamínicas e minerais, o corpo pode não ser capaz de produzir quantidades adequadas de GLA. Nessas situações, tomar suplementos de GLA pode compensar uma deficiência. Tenha em mente que você deve consultar seu médico antes de tomar suplementos dietéticos.