O espinheiro-mar é uma planta resistente e de clima frio, originária das montanhas da China e da Rússia. Esta valiosa planta multi-tarefas como fonte alimentar e medicinal e como uma barreira para evitar a erosão do solo em climas do Norte. Seu nome em latim, Hippophae rhamnoides, significa "tornar os cavalos brilhantes", uma referência à comida dos cavalos pertencentes às tropas de Genghis Khan. Produz bagas que duram até o inverno, fornecendo vitamina C, E, folato, carotenóides, flavonóides e ácidos graxos. O óleo da semente é rico em ácidos graxos e vitamina E, K, carotenóides e esteróis, uma substância que ajuda na função celular. Usos do buckthorn mar incluem tratamento do câncer, saúde cardiovascular e tratamento de feridas. Converse com um médico antes de tomar buckthorn mar para qualquer fim medicinal.
Cancro
Baseado em promissores efeitos de proteção de rádio do extrato de bagas de espinheiro em ratos, os cientistas realizaram um estudo publicado em novembro de 2009 no “Indian Journal of Medical Research ”que avaliou o efeito químico em células cancerígenas humanas. O extrato, referido como RH-3, foi aplicado às células no processo inicial e tardio de radiação. O efeito antioxidante do RH-3 reduziu o dano às células tanto dentro como fora de forma mais eficaz em certas doses. O RH-3 também ativou proteínas nas células que ajudam a protegê-las da radiação. Mais pesquisas são necessárias.
Cardiovascular
Os chineses usam buckthorn mar na medicina herbal para tratar problemas cardíacos. Os pesquisadores avaliaram os efeitos do espinheiro-mar em ratos propensos a derrames. Este estudo, publicado na edição de junho de 2008 da "Clinical Hemorheology and Microcirculation", envolveu tratar os ratos com o pó feito das bagas secas de espinheiro por dois meses. Os ratos que receberam o pó tiveram diminuição da pressão arterial, freqüência cardíaca, colesterol plasmático e triglicerídeos, além de reduzir o estresse nos pequenos vasos sanguíneos dentro do coração. Em um estudo de maio de 2008 publicado na China, pesquisadores descobriram que as flavonas do espinheiro-mar podem impedir a restrição do fluxo sanguíneo para o coração, regulando as proteínas dentro do corpo.
Um dos componentes do mar buckthorn o óleo, o ácido palmitoleico, também está presente na pele humana, o que explica por que ele é usado para queimaduras, cicatrização de feridas, infecções e doenças de pele. Este óleo também possui propriedades bloqueadoras de UV, ajuda na regeneração da pele e promove cabelos brilhantes e saudáveis - assim como fez com os cavalos de Khan. Em um estudo de junho de 2006 publicado na China, pesquisadores investigaram os efeitos terapêuticos do óleo em pacientes queimados aplicando o óleo no curativo. Este tratamento foi dado a 151 pacientes queimados que experimentaram redução do inchaço e dor, bem como o crescimento da pele mais rápido do que o grupo que recebeu apenas o tratamento de vaselina. Considerações
De acordo com Drugs.com, doses de buckthorn mar incluem 5 g a 45 g de óleo por dia ou 330 ml por dia de suco de baga. Recomenda-se que as mulheres grávidas evitem o espinheiro-mar, pois os efeitos são desconhecidos. O espinheiro-mar pode interagir com a ciclofosfamida, usada no tratamento de alguns tipos de câncer e doenças auto-imunes, e a farmorrubicina, um tipo de antibiótico. A cisplatina, um tratamento de quimioterapia, também pode ser afetada pelo uso do espinheiro. Reações adversas e efeitos colaterais são desconhecidos.