casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Omega-3 é bom para as articulações?

Seu corpo tem mais de 300 articulações diferentes, que são os pontos onde seus ossos se encontram. A cartilagem que envolve as extremidades de seus ossos absorve o choque de solavancos e solavancos, e o líquido sinovial mantém suas articulações móveis bem lubrificadas. Mas inflamações ocasionais ou crônicas nessas articulações podem levar à artrite, uma coleção de distúrbios que resultam em dor, inchaço e mobilidade restrita. Algumas pesquisas sugerem que adicionar ácidos graxos ômega-3 às suas refeições pode ajudar a aliviar a dor nas articulações.

Causas da dor nas articulações

Na osteoartrite, uma das formas mais comuns de artrite, a cartilagem envolve as extremidades os ossos começam a se deteriorar devido ao desgaste do envelhecimento, lesão ou obesidade. Este é o tipo de artrite comum em pessoas idosas. A artrite reumatóide pode ocorrer em qualquer idade e é uma doença auto-imune na qual os anticorpos do corpo começam a atacar seus próprios tecidos, levando a articulações inchadas e deformadas. A gota, um tipo de artrite mais comum em homens do que em mulheres, é uma questão metabólica na qual os cristais de ácido úrico se acumulam no líquido sinovial das articulações; causas possíveis incluem o uso de álcool e alguns medicamentos.

Ômega-3 e articulações

Os médicos geralmente prescrevem medicação para a artrite, incluindo anti-inflamatórios não esteróides, ou AINEs. No entanto, alguns alimentos podem funcionar para aliviar o desconforto comum também. Os principais entre eles são alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, um tipo de gordura poliinsaturada. Uma revisão da literatura científica sobre ômega-3 e inflamação, publicada no "Journal of American College of Nutrition" em 2002, concluiu que os ômega-3 no óleo de peixe - a saber, ácido eicosapentaenóico, ou EPA, e ácido docosahexaenóico. , ou DHA - provou ser benéfico para pessoas com artrite reumatóide. Uma meta-análise de 17 estudos randomizados, publicados na revista "PAIN" em 2007, também encontrou o ômega-3 "um atraente tratamento adjuvante para a dor articular associada à artrite reumatóide". Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital em Boston atribuem os efeitos anti-inflamatórios do ômega-3 à sua conversão em resolvina, um composto que parece ser capaz de ativar a inflamação.

Fontes de ômega-3

Considerações

Converse com seu médico sobre possíveis interações do óleo de peixe com outros medicamentos que você está tomando. Se você estiver em anticoagulantes ou tiver um distúrbio de sangramento, por exemplo, suplementos de óleo de peixe podem aumentar o risco de sangramento. Os suplementos de ômega-3 também podem interferir na eficácia dos medicamentos para diabetes. Além disso, suplementos e fontes alimentares de ômega-3 podem causar inchaço, gases e arrotos desconfortáveis.