casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais são os benefícios do ácido gama-linolênico

Um ácido graxo poliinsaturado chamado ácido gama-linolênico pode ser produzido em seu corpo a partir do ácido linoléico - um ácido graxo essencial em gorduras alimentares, incluindo óleos. Após a sua síntese, o ácido gama-linolênico é convertido em outros compostos que possuem propriedades antiinflamatórias. Conversão insuficiente de ácido linoleico em ácido gama-linolênico pode criar uma deficiência aparente de ácido graxo essencial que pode contribuir para distúrbios inflamatórios. A maioria das pessoas produz ácido gama-linolênico adequado e não precisa tomar suplemento. Converse com seu médico antes de tomar este ou qualquer suplemento.

Ácido gama-Linolênico Nutrição

Ácido gama-linolênico não é um ácido graxo essencial, ou seja, você não está dependente de sua dieta para fornecer esta substância. Uma enzima chamada delta-6-dessaturase converte o ácido graxo essencial ômega-6 chamado ácido linoléico em ácido gama-linolênico em seu corpo. Após a produção a partir do ácido linoléico, o ácido gama-linolênico é convertido em compostos antiinflamatórios, incluindo a prostaglandina E1.

A atividade da delta-6-dessaturase pode ser ineficiente ou defeituosa em algumas pessoas, e uma deficiência relativa de ácido gama-linolênico pode contribuir para condições de hipersensibilidade da pele e danos nos nervos associados ao diabetes. Pessoas com insuficiência delta-6-dessaturase podem se beneficiar de suplementos dietéticos ricos em ácido gama-linolênico, incluindo óleo de prímula ou óleo de semente de groselha preta.

Eczema atópico

Eczema atópico, também conhecido como dermatite atópica, é uma doença inflamatória hereditária comum. As pessoas afetadas têm pele seca, vermelha, escamosa e prurida, hipersensível a irritantes. A condição está associada com altos níveis de ácido linoléico e baixos níveis de ácido gama-linolênico circulando no sangue, sugerindo a conversão deficiente do ácido linoléico em ácido gama-linolênico.

Suplementos dietéticos com fontes de ácido gama-linolênico foram encontrados para melhorar os sintomas da dermatite atópica em alguns estudos. Por exemplo, um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do "Journal of Oleo Science" descobriu que consumir alimentos testados contendo 200 mg de ácido gama-linolênico diariamente por 4 semanas aliviou os sintomas em pessoas com dermatite leve.

Neuropatia Diabética br>

O processo de conversão do ácido linoléico da dieta em ácido gama-linolênico é muitas vezes inadequado em pessoas com diabetes. A deficiência resultante de ácido gama-linolênico pode contribuir para danos a longo prazo na retina dos olhos, rins, vasos sangüíneos e nervos - uma condição chamada neuropatia diabética. O efeito de 480 mg de ácido gama-linolênico por dia durante um período de 1 ano foi avaliado em um estudo clínico de 111 pessoas com neuropatia diabética leve. As pessoas que receberam o suplemento de ácido gama-linolênico tiveram significativamente melhor função nervosa e muscular no final do estudo em comparação com as pessoas que não o fizeram, de acordo com o relatório publicado na edição de janeiro de 1993 da "Diabetes Care". Artrite reumatóide A artrite reumatoide é uma condição de saúde que causa dor, inchaço, inflamação e perda de função nas articulações afetadas. Embora as evidências sejam inconclusivas, os suplementos de ácido gama-linolênico podem beneficiar pessoas com artrite reumatoide, de acordo com uma revisão publicada na edição de 16 de fevereiro de 2011 do "Cochrane Database of Systematic Reviews". Por exemplo, em 56 pessoas com artrite reumatóide ativa, um suplemento contendo 2,8 g de ácido gama-linolênico purificado por dia durante 1 ano aliviou significativamente os sintomas da artrite, de acordo com um estudo clínico publicado na edição de novembro de 1996 da "Arthritis and Rheumatism".

Precauções

Embora os suplementos de ácido gama-linolênico sejam geralmente bem tolerados, podem ocorrer efeitos colaterais, como com qualquer medicamento ou suplemento. Problemas no sistema digestivo foram relatados, especialmente com uso prolongado ou altas doses. Os suplementos de ácido gama-linolênico também podem reduzir a eficácia da medicação anticonvulsivante.

Certifique-se de informar a cada um de seus profissionais de saúde sobre todos os medicamentos e suplementos que você está tomando para garantir que não haja interações adversas.