casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Taurina lhe dá energia?

A taurina é um ingrediente comum em bebidas energéticas e esportivas, levando muitos a acreditar que de alguma forma contribui para a energia ou concentração. Há evidências de que a taurina pode melhorar os sentimentos gerais de bem-estar, concentração e memória, mas esse não é seu objetivo principal no corpo. Na verdade, a taurina é uma substância química bastante multifacetada, que permeia a maioria dos sistemas do corpo para desempenhar um papel significativo em sua operação e manutenção.

Taurina

A taurina é um aminoácido não essencial, porque o corpo pode fabricá-lo. naturalmente. O fígado forma a taurina da cisteína através da via sulfínica da cisteína usando piridoxina ou vitamina B-6, zinco e manganês como cofatores. Alternativamente, a alanina e o ácido glutâmico, que são outros aminoácidos, podem inibir a absorção da taurina. O glutamato monossódico, ou MSG, contém ácido glutâmico e, consequentemente, também previne a absorção de taurina e reduz os níveis gerais de taurina. Alimentos que contêm taurina incluem carne, peixe e carne de órgãos; O leite materno também contém naturalmente.

Funções Taurina existe abundantemente nas células de todo o corpo. No cérebro, atua como um neurotransmissor e um amortecedor para membranas frágeis. É inibitória, pois suprime a liberação de norepinefrina, um hormônio excitatório que atua em conjunto com a adrenalina durante situações estressantes, e a acetilcolina, que pode ser excitatória ou inibitória, dependendo da situação. No sistema cardiovascular, contribui para a utilização de cálcio para manter a saúde e funcionalidade muscular. De fato, um estudo clínico confirmou que a taurina melhorou a densidade mineral óssea em ratos com deficiência de cálcio, segundo Mi-Ja Choi e Nancy M. DiMarco no artigo "Os Efeitos da Suplementação Taurina na Densidade Mineral Óssea em Ratos Ovariectomizados". Portanto, a taurina pode contribuir diretamente para a utilização geral de cálcio em todo o corpo. A taurina também pode contribuir para a saúde dos olhos; aqueles que sofrem de degeneração progressiva dos olhos exibem níveis anormais de taurina, de acordo com Carl Pfeiffer, Ken Blum e Richard Smayda em "Nutrientes Cura Interior". Interações e efeitos colaterais

Taurina pode aumentar o ácido do estômago naqueles que já produzir um excesso. Portanto, aqueles com úlceras devem evitar suplementar sua dieta com taurina. Em relação a outros nutrientes, a taurina auxilia no transporte de potássio, sódio, cálcio e magnésio. A taurina também pode diminuir os níveis de colesterol, como evidenciado em estudos clínicos que envolveram ratos hiperlipidêmicos, de acordo com SMi-Ja Choi, Jung-Hee Kim e Kyung Ja Chang. melhore a memória, a concentração e o humor, que podem se traduzir em sustentação ou aumento de energia. No entanto, a taurina não fornece energia; o corpo não converte taurina em glicose e, embora exista em todas as células, não nutre essas células. De acordo com MayoClinic.com, a taurina também pode melhorar o desempenho atlético e mental, embora a integridade dessas alegações permaneça incerta.