A nutrição desempenha um papel crucial no desenvolvimento e manutenção da saúde dos ossos. Os ossos são órgãos porosos altamente vascularizados que recebem oxigênio e nutrientes através de uma rede de poros interconectados por canais finos que estão embutidos nos ossos. O transporte eficiente de nutrientes dentro desses microssistemas é vital para manter os ossos fortes e saudáveis.
Osso compacto
O osso compacto forma a dura camada externa do osso. Se você o visualizasse ao microscópio, veria que ele está cheio de pequenas passagens ou canais para nervos e vasos sangüíneos. Esses vasos sangüíneos fornecem constantemente nutrientes essenciais, como cálcio, fósforo, vitamina D, magnésio, potássio, flúor, proteínas e várias outras vitaminas e minerais necessários para a formação óssea e processos metabólicos.
Espinhoso Osso
Espessura óssea é leve, mas forte, e é encontrado principalmente nas extremidades dos ossos e articulações. É em forma de favo de mel e preenchido com seções abertas chamadas poros que contêm medula óssea, nervos e vasos sanguíneos transportando nutrientes de e para o osso.
Como os nutrientes entram no osso
O osso compacto é composto de células especiais chamadas osteócitos que estão alinhados em anéis ao redor de canais. Juntos, eles formam estruturas chamadas osteons. São como tubos grossos alinhados na mesma direção no interior do osso, semelhantes a um feixe de canudos, com vasos sangüíneos localizados no centro recebendo nutrientes vitais e oxigênio enquanto removem produtos residuais. Um canal central em cada osteon contém vasos sangüíneos que se ramificam e se conectam a outros minúsculos canais perfurantes, transportando nutrientes que penetram o osso compacto em sua superfície externa.
Sistema lacunar-canalicular
Os nutrientes são transportados do canal central para o resto do osteon através dos sistemas lacunar-canalicular. Pequenos túneis, chamados canalículos, conectam os canais centrais com poros distribuídos dentro do osteon chamados lacunas. Aqui é onde os osteócitos se conectam uns aos outros eo canal central para receber nutrição através dos canalículos.
Considerações
Cálcio e vitamina D são os dois nutrientes mais importantes para a construção de ossos fortes e densos quando você é jovem e para manter a densidade óssea com a idade. A vitamina D é necessária para absorver o cálcio e, sem ele, você pode perder massa óssea, diminuir sua densidade óssea e aumentar suas chances de quebrar os ossos à medida que envelhece. Você deve evitar consumir muita proteína e sódio em sua dieta, pois acredita-se que eles contribuam para um aumento na excreção de cálcio e acelerem a lixiviação de minerais dos ossos.