casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Quais alimentos têm xantonas?

Desde a descoberta dos compostos orgânicos essenciais à vida conhecidos como vitaminas no início dos anos 1900, médicos, nutricionistas e cientistas interessaram-se pelo papel dos alimentos na saúde e na doença. Você sabe que frutas e vegetais contêm vitaminas e minerais que seu corpo precisa para funcionar, mas o Departamento de Agricultura dos EUA relata um outro grupo de compostos conhecido como fitonutrientes, que hoje se acredita promover boa saúde. Um tipo de fitonutriente conhecido como xantona ocorre em uma variedade de plantas encontradas na floresta tropical, mas apenas uma fonte de alimento é documentada como contendo xantonas. Antes de consumir produtos nutricionais que contenham xantonas, consulte o seu médico.

Fitonutrientes

O grupo de fitonutrientes inclui muitos tipos de compostos, alguns mais bem estudados do que outros. Carotenóides, que incluem beta-caroteno, luteína e licopeno, compreendem o grupo de compostos comumente encontrados em pigmentos vermelhos e laranjas de frutas e vegetais. Outros fitonutrientes comuns incluem flavonóides encontrados em frutas cítricas, chá e vinho e isoflavonas encontradas na soja. Fitonutrientes exibem atividade biológica no corpo humano e podem fornecer proteção contra certos tipos de doenças. Outro grupo de compostos chamados xantonas ocorre naturalmente em uma variedade de plantas e pode ser responsável pelo potencial medicinal da planta.

Cientistas extraíram dois compostos xantônicos biologicamente ativos de uma planta encontrada na chuva de Madagascar floresta conhecida cientificamente como Psorospermum cf. molusco, de acordo com a pesquisa publicada no "Journal of Natural Products". Neste estudo, os compostos de xanthone mostraram-se promissores como sendo eficazes em matar células tumorais e ajudar a reparar o DNA. Porque esta planta não é uma fonte de alimento, no entanto, o composto xantona deve ser isolado das raízes e caules de madeira. Plantas tropicais que pertencem ao grupo conhecido como Garcinia também contêm xantonas. Os cientistas estudaram os extratos da planta Garcinia hanburyi por sua capacidade de suprimir o crescimento, induzindo a apoptose, ou morte celular, de acordo com pesquisa publicada no "World Journal of Gastroenterology." Embora esta planta não é comestível, uma árvore tropical conhecida como Garcinia mangostana produz uma fruta usada como fonte de alimento.

Mangostão

Garcinia mangostana produz a fruta do mangostão, coroada rainha dos frutos pelo povo em sua terra natal, Tailândia. O povo do Sudeste Asiático usa o mangostão para fins medicinais, para o tratamento de diarréia, úlceras e inflamação, e para curar feridas. Mais recentemente, desde cientistas descobriram que o mangostão, incluindo o suco, polpa e casca ou pericarpo, é uma rica fonte de xantonas. os três botânicos mais vendidos nos Estados Unidos desde 2007, de acordo com informações publicadas na “Mini Revisão da Química Orgânica”. Suplementos e sucos feitos com mangostão têm Foi provado que melhora a saúde, mas pesquisas sobre mangostão e xantonas mostram que este produto alimentício pode proporcionar benefícios à saúde.

Possíveis benefícios à saúde

Informações publicadas no “Nutrition Journal” confirmam que dois compostos xantômicos encontrados em o mangostão, as alfa- e gamamangostinas, apresentam efeitos anti-inflamatórios. Ao ajudar a reduzir a inflamação no corpo, as xantonas podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, doenças gastrointestinais e artrite. Outro estudo publicado no "International Journal of Molecular Sciences" revela que as xantonas no mangostão inibem o crescimento celular, uma propriedade que torna as xantonas um agente promissor para a prevenção do câncer. Os potenciais benefícios para a saúde das xantonas no fruto do mangostão, juntamente com a presença de outros nutrientes, incluindo vitamina C, ferro, potássio e cálcio, fazem deste fruto uma adição potencialmente saudável à sua dieta.

, , ] ]