Um câncer pode ser descrito como um grupo de células de rápido crescimento que perdem a capacidade de serem controladas pelo centro de comando da célula. O centro de comando da célula é o núcleo. O DNA, um componente do núcleo, fornece à célula as diretrizes para crescer e se dividir, e também os sinais inibitórios para parar o crescimento e até se autodestruir, se as coisas derem errado. O ciclo celular é a progressão natural e ordenada que as células tomam para se submeter à divisão adequada.
O Ciclo Celular
O ciclo celular é uma série de quatro etapas. Os quatro passos são conhecidos como G1, S, G2 e M. Os passos são concluídos na criação de uma nova célula. Os estágios do ciclo celular representam a atividade do núcleo e de outros componentes celulares. A fase G1 prepara a célula para cópia, aumentando o seu crescimento. A instrução fornecida pelo núcleo na fase S, também conhecida como fase de síntese, direciona a cópia do DNA. Uma vez que o DNA é replicado, o Instituto observa que o G2, também conhecido como gap 2, leva a um maior crescimento e reorganização celular em preparação para a divisão. A fase M é o último estágio do ciclo celular. Também conhecida como fase de mitose, M representa o estágio em que a célula mãe solteira se divide em duas células-filhas.
Deterrentes de Divisão
O relé de informações que permite que um nível avance para o próximo seja monitorado por um sistema de checks and balances, de acordo com um artigo de 2007 "Proceedings of National Academy of Sciences". O sistema de pontos de verificação garante que cada fase seja completamente concluída e que nenhum erro tenha ocorrido, antes de permitir o movimento para a próxima fase. O artigo também observa que o câncer influencia o ciclo celular, reduzindo a sensibilidade da célula ao seu sistema de checkpoint inato. As alterações neste sistema permitirão que as células danificadas prossigam com o crescimento que, de outra forma, teria sido sinalizado para parar de crescer e aguardar melhores condições, ou simplesmente morrer. Os impedimentos para a progressão ideal do ciclo celular são DNA danificado, replicação incompleta de DNA durante a fase S e nutrientes insuficientes para suportar o crescimento.
Crescimento sem estimulação
Apenas uma pequena porcentagem de células está passando pelo processo. ciclo celular a qualquer momento. As células que estão replicando estão respondendo a estímulos externos. As células cancerígenas parecem poder crescer sem a presença de estímulos externos. Em condições normais, as células crescem ou regeneram após lesão, morte celular pré-programada ou condições ambientais sedutoras. Os estimulantes químicos habituais são hormônios, proteínas ou outros fatores de crescimento especializados. As substâncias estimulantes ligam-se aos receptores na célula e sinalizam ao núcleo para ativar os genes que iniciam o ciclo celular. As células cancerígenas são capazes de sinalizar a progressão do ciclo celular sem a ligação de estímulos externos. Esta ação é comparada a dirigir um carro sem primeiro pressionar o pedal do acelerador.
Ignorar sinais de parada
O ciclo celular utiliza o sistema de ponto de verificação para interromper imediatamente o processo de divisão celular, se um problema for encontrado. O sistema possui sinais de parada inatos. Um impedimento primário para a divisão celular é o DNA danificado. Uma célula normal não continuará avançando pelas fases G1, M e G2 se seu DNA for danificado. A prevenção dessa ação impedirá que o DNA danificado seja passado para a próxima geração de células. Uma célula cancerígena, no entanto, pode ignorar o sinal de parada, completar a divisão celular e continuar a proliferar e propagar o DNA defeituoso mais adiante. Esse DNA defeituoso é uma mutação - esses genes fazem com que as células ajam inadequadamente e estimulem o crescimento de tumores.
Evade Warnings
As células vizinhas também ajudam a dividir as células a monitorar suas necessidades. As células vizinhas mantêm uma relação de oferta e demanda entre as células que estão sendo replicadas. Os produtos químicos são enviados entre os vizinhos para ajudar a manter o nível de crescimento de novas células em grande proximidade com a taxa de morte celular. O agrupamento de células aciona sinais de alerta que devem diminuir ou interromper a taxa de crescimento em uma área que está se superpovoando. Células cancerosas também evitam esses avisos. Eles continuam a crescer dentro de um espaço limitado e criam um acúmulo de células, freqüentemente descrito como uma massa tumoral ou cancerígena.