Um mineral essencial, o cobre tem sido conhecido por desempenhar um papel na saúde humana - seu uso remonta a 400 aC, quando se diz que Hipócrates o empregou como um tratamento para uma variedade de distúrbios. Tomar suplementos de cobre pode ajudar a garantir que você receba os 900 microgramas de cobre diariamente necessários para evitar a deficiência, de acordo com o Instituto de Medicina, e o mineral oferece vários benefícios potenciais para a saúde. Suplementos de cobre, no entanto, também podem causar efeitos colaterais e interagir com medicamentos, então você só deve levá-los sob a supervisão de um médico.
Previne a Deficiência de cobre
Tomar suplementos de cobre ajuda a prevenir ou tratar a deficiência de cobre. Isso pode ocorrer se você não está recebendo o suficiente de cobre em sua dieta ou toma medicamentos que reduzem os níveis de cobre do seu corpo. A deficiência de cobre afeta negativamente as células do sangue. Causa anemia - uma condição que ocorre quando os glóbulos vermelhos não fornecem oxigênio suficiente para os tecidos. Baixos níveis de cobre também têm o potencial de prejudicar o sistema nervoso e reduzir a pigmentação da pele.
Suportar a função imunológica
Tomar suplementos de cobre desempenha um papel benéfico na função imunológica, porque você precisa de cobre para os glóbulos brancos saudáveis - o tipo de célula encarregada de procurar, identificar e destruir patógenos. Baixos níveis de cobre diminuem o seu glóbulo branco, deixando-o vulnerável à infecção. Tomar suplementos de cobre não só ajuda a manter o número de glóbulos brancos saudáveis, mas também ajuda as células a englobar melhor patógenos, explica o Instituto Linus Pauling.
Mantém a saúde óssea
Tomar suplementos de cobre sob supervisão médica pode ajudar a manter a saúde dos seus ossos. O cobre ativa a lisil oxidase, uma enzima que suas células precisam para produzir colágeno, um componente do tecido ósseo saudável. Também tem um efeito benéfico na densidade óssea. Você naturalmente perde a densidade óssea com a idade, mas tomar suplementos de cobre pode diminuir a perda de densidade óssea, explica o Instituto Linus Pauling. Suplementos também evitam baixos níveis de cobre, que estão ligados a uma maior taxa de fraturas de quadril em idosos. O Instituto Linus Pauling observa que a relação entre cobre suplementar e saúde óssea precisa de mais investigação, mas tomar suplementos pode oferecer alguns benefícios.
Considerações e potenciais efeitos colaterais -
Certifique-se de consultar seu médico antes de começar a tomar suplementos de cobre porque eles podem interagir com certos medicamentos ou causar efeitos colaterais se você tomar uma dose muito grande. A overdose de cobre pode causar problemas digestivos, tontura ou deixá-lo com um gosto metálico em sua boca, enquanto a toxicidade do cobre - uma dose excessiva - pode ser fatal. Além disso, os suplementos de cobre interagem com vários medicamentos, incluindo pílulas anticoncepcionais e analgésicos, e podem impedir que seu corpo absorva adequadamente um medicamento usado no tratamento da artrite reumatóide. Seu médico pode determinar se você precisa de suplementos de cobre, bem como ajudar a definir uma dose para minimizar os efeitos colaterais.