A coenzima Q10 é uma enzima que o seu corpo produz. Evidências científicas mostram que ele funciona como uma vitamina e pode ter propriedades antioxidantes. Fabricantes de suplemento fazem CoQ10 em laboratórios; alguns produzem versões sintéticas e alguns extraem de fontes naturais, principalmente carne e frutos do mar. Os ingredientes e a força da formulação variam de acordo com o fabricante.
CoP10 A CoQ10 produzida pelo seu corpo ajuda a fabricar um composto chamado trifosfato de adenosina. Este produto químico é uma fonte de energia essencial para as células do seu corpo e tem um papel na produção de proteínas. Os locais mais proeminentes no corpo para CoQ10 produzidos naturalmente são o coração, rins, fígado e pâncreas.
Fontes Naturais
A enzima também está disponível em alimentos comumente consumidos. A fonte primária de alimentos CoQ10 inclui carne frita, arenque, truta arco-íris, sardinha e salmão. Fontes vegetais de CoQ10 incluem leguminosas, como soja e amendoim, juntamente com brócolis, couve-flor e laranja.
Ubiquinona e ubidecarenona são dois dos nomes científicos ou médicos para CoQ10. Ubiquinol é uma forma ativada ou reduzida de CoQ10. Em comprimidos ou cápsulas que contêm esta forma de CoQ10, você pode esperar que seu corpo terá mais CoQ10 disponível do que você faria de formulações que usam CoQ10 padrão, ou ubiquinona. Como a CoQ10 é uma enzima solúvel em gordura, os fabricantes de suplementos geralmente a suspendem em óleos vegetais para ajudar seu corpo a absorver a enzima com mais facilidade.
A Base de dados de suplementos alimentares da National Library of Medicine listou rótulos de produtos para 11 suplementos CoQ10 vendidos em os EUA no momento da publicação. A glicerina e o beta-caroteno, um agente corante natural, aparecem no rótulo do produto para um suplemento vendido em cápsulas gelatinosas moles. Todas as formulações em cápsulas contêm gelatina, que pode ser de origem animal ou vegetal. Cera de abelha e água também aparecem em alguns rótulos de produtos. Um produto CoQ10, formulado em fatias, contém suco de cana, aroma de laranja e limão, óleo de coco e xarope de glicose, além de ácido láctico e cítrico em sua formulação.
A Food and Drug Administration (FDA) não não exigem testes de suplementos dietéticos antes de chegarem ao mercado, então os consumidores devem confiar nos rótulos dos produtos para determinar a fonte e o tipo de CoQ10 que cada fabricante fornece. Uma revisão do Consumer Lab.com de 2011 com 31 suplementos de CoQ10 e ubiquinol mostrou que, assim como os ingredientes, a dose diária recomendada varia muito, dependendo do fabricante. O custo para 100 mg de CoQ10 ou ubiquinol pode variar de menos de 11 centavos a mais de US $ 3.