Os grãos de damasco - as sementes encontradas no centro da fruta - apresentam altos níveis de B17. Embora tecnicamente não seja uma vitamina, B17 tem sido consistentemente referido como tal. O Guia de suplementos vitamínicos e de saúde descreve o B17 - também conhecido como amigdalina - como propriedades úteis para reduzir a dor associada à artrite e reduzir a pressão arterial. No entanto, os atributos mais comumente citados pela amigdalina giram em torno de suas supostas capacidades de prevenção e combate ao câncer.
A alegação do câncer
A amidalina extraída dos grãos de damasco desde o início dos anos 50 foi usada para criar uma versão quimicamente modificada do B17. conhecido como Laetrile. Embora seus nomes sejam comumente trocados, amigdalina e Laetrile não possuem qualidades idênticas. O renome de Laetrile surge da alegação de que ele mata as células cancerígenas, deixando as células normais inalteradas. Conseqüentemente, a reputação do Laetrile é baseada na idéia de que ele apresenta os mesmos benefícios da quimioterapia, sem os efeitos colaterais ou desvantagens.
O que a evidência mostra
Os achados de um estudo clínico realizado entre 1979 e 1981 mostraram que o uso de Laetrile não foi um meio eficaz de tratar o câncer. De fato, dentro de três meses do início do teste, 91% dos participantes viram seu câncer realmente progredir. Consequentemente, desde então, foi determinado pela American Cancer Society e outros pesquisadores de câncer que o extrato de grãos de damasco não é um tratamento eficaz para o câncer.
A questão do cianeto
A prática de comer um grande número de sementes de damasco a cada dia como meio de combater o câncer sobreviveu em grande parte à evidência anedótica. No entanto, a ingestão de grãos de damasco não é ineficaz contra o câncer, mas representa um risco adicional para a saúde quando consumidos em abundância. De acordo com informações dos Centros de Controle de Doenças, os níveis de cianeto contidos nos grãos de damasco representam um risco para a saúde.
A American Cancer Society afirma ainda que B17 consumido em conjunto com altos níveis de vitamina C aumenta a quantidade de cianeto liberado no corpo e aumenta o risco. Quantidades seguras de amigdalina dependem da idade e do tamanho de um indivíduo, sua dieta e saúde geral. É melhor consultar um médico antes de consumir sementes de damasco em qualquer quantidade.
, , ] ]