Antecedentes
Uma pessoa com uma alergia à vitamina tem uma hipersensibilidade a certas vitaminas. Uma vez que a vitamina entra no corpo, o sistema imunológico confunde a vitamina como uma substância nociva e cria anticorpos específicos para combatê-la, de acordo com MayoClinic.com. O aumento da quantidade de anticorpos no sangue leva à produção de histamina nos tecidos moles por todo o corpo. A histamina causa sintomas alérgicos comuns.
Sintomas comuns de uma vitamina ou alergia alimentar incluem asma, fadiga, nariz escorrendo, fungando, coceira, dores de cabeça e chiado, de acordo com a Health Tree. Problemas digestivos também são comuns e podem incluir náuseas, diarréia, vômitos, inchaço e cólicas. Congestão nasal pode levar a dores de cabeça de pressão sinusal, gotejamento pós-nasal e uma infecção sinusal. Reações cutâneas, como eczema ou urticária, também podem se desenvolver como resultado de uma alergia à vitamina.
Testar
Os testes mais eficazes para uma suspeita de alergia à vitamina são exames de sangue e de pele, de acordo com a Health. "MayoClinic.com explica que durante um teste de alergia ao sangue, o alergologista lhe dará uma pequena quantidade da vitamina por via oral e extrairá sangue para testar os níveis de anticorpos IgE. Um teste de contato cutâneo é administrado injetando diferentes vitaminas sob a superfície da pele para determinar quais vitaminas causam uma reação na pele.
O tratamento mais eficaz com qualquer alergia relacionada a alimentos é evitar o consumo do alérgeno, de acordo com o MedlinePlus. Depois que um suplemento vitamínico específico é identificado como um alérgeno, seu médico pode aconselhá-lo a parar de tomar o suplemento. Converse com seu médico sobre como modificar sua dieta para manter a nutrição adequada através da ingestão de alimentos.
Health Tree adverte que uma alergia à vitamina pode causar choque anafilático, uma condição com risco de vida. Se tiver um surto repentino de urticária, falta de ar e confusão mental, ligue para o 911.