casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Como a vitamina B acelera o metabolismo de uma ressaca de álcool

As ressacas se revelam dispendiosas em termos de perda de trabalho e baixo desempenho no trabalho - US $ 2.000 por ano por adulto profissional, de acordo com um relatório publicado na edição de junho de 2000 da revista Annals of Internal Medicine. Embora leve evidência sugere que vitaminas do complexo B podem aliviar os sintomas de uma ressaca, não conte com eles para acelerar o metabolismo do álcool em seu sistema. Por causa dos riscos de efeitos colaterais, converse com um médico antes de tomar vitamina B por qualquer motivo.

Vitamina B e Metabolismo

As vitaminas do complexo B ajudam a metabolizar carboidratos, gorduras e proteínas, mas nenhuma evidência sugere que eles acelerem o metabolismo do álcool e outras toxinas do seu sistema. A ressaca desaparecerá sozinha, mas pode durar mais de 24 horas. Algumas pessoas tomam grandes doses de vitamina B-3 para remover toxinas do sistema, mas a prática pode levá-lo ao pronto-socorro. Em 2005, mais de 3.100 pessoas contataram centros de controle de intoxicação nos Estados Unidos depois de tomar grandes doses de niacina para remover toxinas, não necessariamente álcool, de seu sistema. Uma pessoa que tomou vitamina B-3 para remover drogas ilegais de seu sistema exigiu um transplante de fígado.

Um estudo mais antigo descobriu que tomar vitaminas do complexo B ajudou a aliviar alguns sintomas de uma ressaca. As pessoas que tomaram um suplemento de levedura contendo tiamina, piridoxina e riboflavina - vitaminas B-1, B-6 e B-2 - tiveram menos desconforto, impaciência e inquietação do que as pessoas que tomaram placebos, segundo estudo liderado por MA Khan. e publicado na edição de dezembro de 1973 do "Quarterly Journal of Studies on Alcohol". Outros possíveis remédios caseiros para tratar, mas não metabolizar rapidamente a ressaca, incluem extrato de pera espinhosa e borragem.

Causa e Prevenção

Uma mulher que bebe mais de três a cinco bebidas alcoólicas e um homem que bebe mais de cinco ou seis pode sofrer uma ressaca. Se você é especialmente suscetível aos efeitos do álcool, uma única bebida pode produzir sintomas de ressaca. Quando você bebe álcool, seu corpo produz urina extra, o que pode levar à desidratação. O álcool também desencadeia respostas prejudiciais ao sistema imunológico, às vezes levando à diminuição do apetite, problemas de memória e dificuldade de concentração. Beber álcool também pode causar uma queda no açúcar no sangue e irritar o revestimento do estômago. Para evitar uma ressaca, beba com moderação, coma comida ou beba um copo de leite antes de consumir álcool, beba um copo de água entre bebidas alcoólicas e escolha vodca e gim com uísque e conhaque.

Considerações

A Universidade de Maryland Medical Center recomenda o consumo de frutose para acelerar potencialmente o metabolismo do álcool em seu sistema. Boas fontes de frutose incluem frutas, suco de frutas e mel. O caldo de carne ajuda a substituir o sal e o potássio perdidos durante o consumo de álcool. Se você optar por tomar vitaminas B para uma ressaca, entenda que algumas das vitaminas B - particularmente B-3 e B-6 - causam sérios efeitos colaterais se tomadas em grandes quantidades. Os riscos potenciais incluem úlceras do estômago, gota, danos no fígado, problemas cerebrais e nervosos e perda da visão. Efeitos colaterais menos graves incluem diarréia, náusea, vômitos e rubores na pele - uma condição inofensiva que enruga a pele e o tórax e faz sua pele coçar, formigar e queimar.