A niacinamida é um dos dois complexos de vitamina B da niacina, vitais para uma série de funções essenciais do organismo. O complexo de niacina ajuda a converter a comida que você come em energia. A niacinamida faz isso através da construção de compostos complexos feitos de ácidos graxos e colesterol. A pesquisa científica continua a descobrir novos benefícios para a niacinamida, que tem demonstrado ter efeitos promissores em uma variedade de condições.
Deficiência de niacina
Nacinamida é aprovado pelo Food and Drug Administration, de acordo com a Clínica Mayo , para tratar a deficiência de niacina, também conhecida como pelagra. A falta de vitamina B3 na dieta ou o composto químico da vitamina, o triptofano, são as causas da pelagra, uma doença que pode resultar em diarréia, demência, depressão e problemas de pele. Pelagra geralmente ocorre em pessoas que comem muito milho.
Diabetes
pacientes com diabetes tipo 1 podem se beneficiar da suplementação de niacinamida, de acordo com a Clínica Mayo. Mais pesquisas ainda são necessárias para determinar com precisão o efeito da niacinamida, mas estudos preliminares mostraram que essa vitamina B tem o potencial de retardar a necessidade de dependência de insulina ou de prevenir a diabetes em conjunto. Descobriu-se que a niacinamida curava a diabetes em ratos e camundongos prevenindo o dano celular causado por macrófagos ou interleucina-1-beta, de acordo com a NutraSanus.com - Hipertensão Arterial
Embora a niacinamida ainda não seja um tratamento prescrito para hiperfosfatemia ou hipertensão arterial, alguns estudos mostraram que pode ajudar a baixar os altos níveis séricos de fosfato, de acordo com a Mayo Clinic. Uma restrição de ingestão de fósforo na dieta combinada com niacinamida pode resultar em redução da pressão arterial.
Condições de Pele
Uma aplicação tópica de niacinamida em forma de creme ou gel pode ajudar a reduzir a pele seca, vermelhidão e irritação causada por acne ou de tomar medicamentos para acne, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Muitos acne cremes e medicamentos contêm 4 por cento de niacinamida, uma dose que tem sido associada para ajudar a eliminar a acne e descoloração da pele. HIV /AIDS - Um estudo observacional de cerca de 300 homens infectados com o vírus da imunodeficiência humana, ou o HIV, descobriram que o aumento dos níveis de niacinamida diminuiu a taxa de progressão do vírus para a SIDA e melhorou a sobrevivência, de acordo com o Instituto Linus Pauling. O instituto também afirma que a suplementação de niacinamida de 1.000 a 1.500 mg por dia durante um período de dois meses resultou em um aumento de 40% nos níveis de triptofano em quatro pacientes HIV-positivos.