Conseguir uma boa quantidade de sono a cada noite é imensurável. Estilos de vida agitados, estresse e condições médicas podem contribuir para os maus hábitos de sono e atrapalham suas noites de sono ocasionalmente. Para alguns, a dificuldade em lidar com o dia-a-dia da vida piora da insônia aguda ou crônica. Muitos procuram remédios alternativos, incluindo medicamentos de venda livre, ervas ou suplementos vitamínicos que prometem "uma boa noite de sono". A vitamina B-3 pode ajudar, mas as alegações são infundadas por evidências clínicas.
Sobre a vitamina B-3
A vitamina B-3, ou niacina, é uma das oito vitaminas essenciais B importantes na sua dieta. Você precisa dessa vitamina para ajudar seu corpo a metabolizar nutrientes e a niacina desempenha um papel na produção de hormônios sexuais e relacionados ao estresse. A maioria das necessidades de ingestão de niacina são atendidas na dieta diária. Se você tem problemas médicos que proíbem a digestão adequada de nutrientes, então a deficiência de niacina pode ocorrer, mas isso é geralmente raro na maioria dos casos. As formas suplementares de vitamina B-3 são normalmente usadas para melhorar condições como o colesterol alto, que podem afetar o risco de doença cardíaca. Consulte o seu médico antes de usar suplementos para determinar a necessidade com base na sua saúde.
Estágios do sono
O ciclo normal do sono ocorre em estágios com 75 por cento do seu sono sendo em movimento ocular não rápido. Os estágios um e dois ocorrem quando você começa a adormecer e progride para um sono leve quando a respiração e a frequência cardíaca diminuem. Os estágios três e quatro são os momentos mais restauradores do sono, enquanto o corpo relaxa e sucumbe a um sono profundo. Geralmente, leva 90 minutos a partir do momento em que você adormece para entrar no movimento rápido dos olhos, REM, dormir. Normalmente você entra e sai do REM a cada 90 minutos. Durante o REM, seu cérebro está ativo e sonhando, embora seu corpo esteja imobilizado. Este estágio do sono energiza seu corpo e é importante para ajudá-lo a permanecer focado e ativo durante as horas de vigília.
Vitamina B-3 e Sono
Existem evidências limitadas para sustentar alegações de que a vitamina B-3 ajuda no sono. O "Journal of Clinical Sleep Medicine" explorou este e outros tratamentos alternativos para o sono em uma avaliação de 2005 de estudos controlados. Os autores descobriram que a nicotinamida, uma forma suplementar de niacina, administrada em doses crescentes durante 21 dias a indivíduos com perturbações do sono não aumentaram o sono REM e indivíduos com diagnóstico de insónia que receberam o mesmo protocolo de dosagem também experimentaram um aumento da eficiência do sono. No entanto, os autores afirmam que a amostra do estudo foi pequena e insuficiente para evidenciar que a vitamina B-3 tem um impacto relevante no sono.
Ajuda Para o Sono
A insônia crônica pode justificar a procura de atendimento médico para descartar qualquer causas subjacentes relacionadas às complicações de saúde. Contribuintes adicionais para o sono ruim podem incluir estresse, efeitos colaterais de medicamentos, uso de cafeína, tabaco e álcool. Garanta um ambiente propício para o sono com cama confortável, controle de ruído, clima e iluminação para ajudá-lo a dormir e permanecer dormindo. Evite lanches pesados e tente terminar seus exercícios duas ou mais horas antes de dormir. Se você optar por tomar a vitamina B-3 de venda livre, consulte seu médico primeiro para garantir a segurança.