O uso mais comum de niacina é no tratamento de colesterol alto. Esta vitamina B parece ter um efeito triplo nos níveis de colesterol. De acordo com a Mayo Clinic, não só pode diminuir a quantidade de triglicerídeos, um tipo de gordura, na corrente sanguínea, mas também pode aumentar a lipoproteína de alta densidade, ou HDL, o chamado colesterol "bom", enquanto diminui o produção de lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, também conhecido como colesterol "ruim". Esta combinação pode melhorar seu nível de colesterol total. No entanto, altas doses desta vitamina só estão disponíveis por prescrição, uma vez que muita niacina pode ter um efeito adverso sobre o sistema.
Danos ao fígado
Um dos efeitos colaterais mais graves envolvendo altas doses de niacina é dano hepático. Uma vez que esta vitamina afeta a maneira como o fígado cria o colesterol LDL, o uso prolongado, especialmente em doses mais elevadas, pode causar danos ao fígado, de acordo com o National Institutes of Health. Isso pode levar à inflamação do fígado, resultando em menor função. Quando isso ocorre, você muitas vezes experimenta dor abdominal, dores de cabeça, fadiga anormal e icterícia.
Problemas Digestivos
Outro efeito colateral comum de altas doses de niacina simples envolve a digestão. Para algumas pessoas, altas doses dessa vitamina podem causar náuseas, vômitos, perda de apetite e diarréia. Outros podem começar a sentir micção mais frequente, o que pode levar a uma quantidade anormal de sede. Uma úlcera pode até se desenvolver. Uma vez que você deixar de tomar este suplemento de prescrição, esses efeitos colaterais devem se dissipar, mas consulte um médico antes de interromper o tratamento. Outra medicação é necessária para ajudar a reduzir o colesterol.
Pain
Também é possível sentir dor não associada a danos no fígado devido a altas doses de niacina. Como não há duas pessoas exatamente iguais, a maneira como você reage a essa vitamina é diferente da do seu vizinho. Algumas pessoas começam a sofrer de dores musculares ou cólicas. Outros experimentam dor dentro de uma ou mais de suas articulações. Você pode até mesmo sentir dor na região lombar ou no estômago.
Alterações cognitivas
Altas doses de niacina também podem causar alterações cognitivas. Mas essas mudanças não envolvem suas emoções; eles realmente afetam sua percepção. Não é incomum que altas doses de niacina causem tontura, tonturas ou até mesmo desmaios. A niacina também pode causar uma sensação inexplicável de fadiga ou exaustão.
Problemas de Pele
Com niacina, quase qualquer dose pode afetar a saúde da sua pele. Pode causar uma erupção cutânea em uma pessoa e uma coceira esmagadora em outra. Uma repentina vermelhidão na pele ou mesmo uma quantidade incomum de ressecamento pode se desenvolver.
Problemas Cardiovasculares
A niacina, especialmente em altas doses, pode realmente afetar o batimento cardíaco. É possível sentir batimentos cardíacos irregulares ou irregulares, conhecidos como arritmia. Você também pode notar uma freqüência cardíaca mais rápida ou acelerada. Em algumas pessoas, pode causar lentidão no coração. Essa mudança no ritmo do coração pode desencadear a retenção de líquidos, fazendo com que pés, tornozelos e pernas inchem. , , ] ]