O hexanossalinato de inositol é uma forma de vitamina B3 que o corpo utiliza para converter o conteúdo energético dos alimentos e para ajudar no funcionamento adequado da pele, dos nervos e do sistema digestivo. O uso terapêutico de algumas formas de suplementos de vitamina B3 pode provocar efeitos colaterais sérios ou potencialmente letais em alguns indivíduos. No entanto, o uso de suplementos de hexaniacinato de inositol pode proporcionar benefícios terapêuticos sem efeitos colaterais graves. (Veja referências 1)
Basics
Além de hexaniacinate inositol, formas complementares de vitamina B3 comumente disponíveis incluem niacina - também conhecido como ácido nicotínico - e niacinamida, também conhecida nicotinamida, de acordo com a Universidade de Maryland Centro Médico, ou UMMC. Normalmente, você pode atender aos requisitos diários de vitamina B3 de seu corpo por meio de fontes alimentares, como peixe, fígado bovino e rins, amendoim, beterraba, levedo de cerveja e sementes de girassol. No entanto, você pode receber várias formas de suplementos de B3 para tratar deficiências ou para tratar condições como o endurecimento de suas artérias, colesterol alto e diabetes tipo 1. (Veja referências 2)
Deficiência de vitamina B3
Se você desenvolver uma deficiência leve de vitamina B3, os sintomas potenciais incluem vômitos, aftas, indigestão, depressão e fadiga, o UMMC relatórios. Se você desenvolver uma deficiência severa, pode haver sintomas de uma condição chamada pelagra, incluindo diarréia, pele escamosa e rachada e demência. Na maioria dos casos, a deficiência de vitamina B3 é um resultado direto do abuso de álcool. (Veja Referências 2)
Niacin Risks
Quando tomado em doses diárias relativamente baixas de 50 a 100 mg, suplementos de niacina podem produzir efeitos colaterais que incluem dor de cabeça, dor de estômago, náuseas, vômitos, agitação e rubor na pele, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Em alguns casos, o médico pode prescrever doses diárias de até 3.000 mg para atingir resultados terapêuticos específicos. Quando utilizada a este nível, a niacina pode produzir efeitos colaterais graves, incluindo o desenvolvimento de distúrbios, como gastrite, danos no fígado e diabetes, bem como danos oculares e níveis elevados de ácido úrico na corrente sanguínea. Às vezes, os médicos prescrevem doses de niacina de liberação programada para evitar alguns desses riscos, mas os produtos de liberação programada podem produzir efeitos que incluem toxicidade hepática ou insuficiência hepática. (Ver referências 1) - Inositol Hexaniacinate -
O uso de hexaniacinate inositol pode reduzir ou eliminar os tipos de efeitos colaterais associados à niacina, enquanto ainda entregando benefícios terapêuticos, a Universidade de Michigan Health System relatórios. Embora a pesquisa atual sobre este assunto seja limitada, alguns indivíduos em ambientes controlados receberam doses muito altas de hexaniacinato de inositol sem relatar quaisquer efeitos adversos. Ainda assim, o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan recomenda que você tome doses terapêuticas desse suplemento somente sob a orientação explícita de um médico. (Veja Referências 1)
Considerações
Se você tomar qualquer forma de vitamina B em isolamento por longos períodos de tempo, você pode criar desequilíbrios significativos em relação a outros membros importantes da família da vitamina B, o UMMC observa . Para evitar quaisquer problemas em potencial, certifique-se de tomar vitaminas do complexo B - que contêm múltiplas formas B - sempre que você tomar hexaniacinato de inositol ou qualquer outro tipo único de vitamina B. Como a suplementação também pode desencadear reações imprevistas com outros medicamentos, você também deve consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de suplementação. (Ver referências 2)