Formas de Niacina
De acordo com o Instituto Linus Pauling na Universidade Estadual de Oregon, a niacina é um solúvel em água. vitamina também conhecida como ácido nicotínico. Embora os nomes pareçam similares, não está relacionado à nicotina, um ingrediente do tabaco. Muitas vezes é chamado de vitamina B3. MayoClinic.com lista centenas de sinônimos de niacina, embora muitos sejam nomes de marca para a forma de prescrição de alta dose da vitamina. Altas doses de niacina causam um efeito colateral conhecido como niacina flush.
Inositol hexanicotinato é uma forma de niacina que causa menos efeitos colaterais do que a niacina pura. É geralmente chamado de niacina flush-free ou não-flush. Usos de niacina
De acordo com Drugs.com e MayoClinic.com, a niacina é prescrita às vezes para prevenir a deficiência de niacina e reduzir o colesterol no sangue e triglicerídeos . Doses menores de niacina são necessárias para funções corporais adequadas, incluindo a formação de coenzimas, que são cruciais na produção de energia e outras exigências para a vida. A quantidade de niacina normalmente encontrada nos alimentos geralmente não causa rubor na niacina.
Sintomas Quando doses mais altas de niacina são prescritas, podem ocorrer efeitos colaterais. O efeito colateral mais desconfortável pode ser o rubor, uma reação que pode fazer com que a pele queime ou fique quente, avermelhada e com coceira. Um rubor de niacina pode assemelhar-se a uma queimadura solar e pode afetar a cabeça, o rosto, o pescoço, o peito, os ombros e as costas. De acordo com o site da PDR Health, o flush pode durar várias horas.
Perigos da Niacin Flush
De acordo com o Dr. Thomas Behrenbeck, o rubor da niacina não é perigoso, embora os sintomas possam ser surpreendentes. A niacina provoca uma liberação de histamina, uma substância que causa dilatação e permeabilidade celular. Quando as células se dilatam, o aumento do fluxo sangüíneo pode causar vermelhidão, ardor e prurido que muitos acham desconfortável.
Para reduzir os efeitos da descarga de niacina, a PDR Health sugere evitar álcool, bebidas quentes e condimentos. Tomar aspirina ou um antiinflamatório não esteróide também pode ajudar a reduzir o desconforto. MayoClinic.com sugere tomar um anti-histamínico 15 minutos antes de tomar niacina.
A fórmula livre de rubéola da niacina pode prevenir parte do rubor, mas, de acordo com um artigo de 2003 do Dr. C. Daniel Meyers e colegas publicado nos Anais de Medicina Interna, também é considerado menos eficaz que a niacina comum.