O hormônio do crescimento humano, ou HGH, afeta o sistema imunológico, a digestão dos alimentos e a taxa de cura. Ter uma deficiência de hormônio do crescimento coloca você em risco de perda muscular e danos à pele, de acordo com uma revisão no site Vitamin Research Products. Suplementos de aminoácidos contendo arginina e ornitina podem ajudar a evitar as consequências negativas de ter baixo HGH. Tais suplementos podem causar efeitos colaterais. Converse com seu médico antes de tentar aumentar os seus níveis de HGH.
Arginina
A arginina desempenha um papel importante na divisão celular, tornando-se crítico para a cicatrização de feridas. Aumentos no hormônio do crescimento provavelmente mediam esses efeitos, de acordo com os resultados da pesquisa com animais publicada na edição de junho de 2011 do "Neuroscience Bulletin". Estudos em humanos também mostram que a arginina aumenta os níveis de HGH. Um relatório de abril de 2005 em "Growth Hormone and IGF Research" testou o impacto de diferentes doses de suplementos de arginina. Homens saudáveis receberam três doses de arginina e um placebo durante quatro sessões de testes. As doses menores, 5 e 9 g, aumentaram os níveis de HGH sem causar efeitos colaterais. A maior dose, 13 g, não afetou o HGH e causou cólicas estomacais.
Ornitina
Ornitina ajuda o corpo a remover resíduos como a amônia. Dar este aminoácido a indivíduos saudáveis antes de dormir aumenta a produção de hormônio de crescimento, de acordo com um relatório de 1985 da "Hormone Research". Estudos mais recentes mostraram que esses efeitos aparecem mesmo na ausência de sono. Uma investigação publicada na edição de setembro de 1996 do "The Journal of Nutrition" avaliou o efeito da ornitina em ratos saudáveis e traumatizados. Os animais consumiram uma dieta contendo 10 por cento do aminoácido por 4 dias. Este tratamento aumentou o HGH em animais saudáveis e feridos. A ingestão de Ornitina não causou toxicidade.
Argininina e Ornitina
Os fabricantes de suplementos muitas vezes empacotam múltiplos aminoácidos juntos em um único produto. Uma revisão publicada na edição de maio de 2001 da "Medical Hypotheses" sugeriu que tal combinação deveria ter um impacto maior em seu corpo. Um relatório de abril de 2010 no "Journal of Strength and Conditioning Research" avaliou o efeito da combinação de arginina e ornitina. Os participantes completaram um programa de exercícios de resistência de três semanas enquanto recebiam a combinação ou um placebo. O suplemento de arginina-ornitina aumentou mais o hormônio do crescimento do que o placebo durante um desafio de exercício. Os níveis basais de HGH não mudaram durante o curso do estudo. Os participantes não experimentaram efeitos colaterais relacionados ao uso de arginina e ornitina.
Ornitina alfa-cetoglutarato
ornitina alfa-cetoglutarato, ou OKG, permanece disponível para venda, apesar das preocupações de segurança. Seu corpo converte esta substância em arginina e ornitina, de acordo com uma revisão de agosto de 2010 no "Journal of Nutrition, Health and Aging". Tomar OKG previne a perda de músculo relacionada à idade. Aumentos no hormônio do crescimento podem estar por trás desses efeitos anabólicos. Um relatório de agosto de 1999 em "Clinical Nutrition" testou essa hipótese em pacientes queimados. Os pesquisadores deram aos pacientes OKG imediatamente depois de terem sofrido seus ferimentos. Quatro dias de tratamento com aminoácidos facilitaram a cicatrização. Estes efeitos apareceram mediados por aumentos nos níveis circulantes de HGH e insulina. Nenhum efeito colateral foi relatado neste estudo, mas o OKG pode causar cólicas estomacais.