A coenzima Q10, também conhecida como CoQ10, é um componente molecular das mitocôndrias, que é responsável pela conversão de nutrientes e oxigênio no corpo em energia. Por si só, CoQ10 é fundamental na prevenção de doença cardíaca congestiva e infarto miocárdico. Os níveis de CoQ10 diminuem radicalmente à medida que você envelhece. Através de pesquisa inovadora, o cientista Karl Folkers mostrou que os pacientes mais velhos que sofrem de doença cardíaca grave apresentaram níveis perigosamente baixos de CoQ10 em seu sangue e tecido cardíaco. Folkers descobriu que suplementos de CoQ10 nesses pacientes cardíacos aumentam suas chances de recuperação. Quando combinado com suplementos de vitamina E, CoQ10 pode afetar outras doenças, também.
LDL Colesterol
A vitamina E ataca e oxida colesterol lipoproteína de baixa densidade - LDL, o tipo ruim. A revista Life Extention atribui a Roland Stocker ao Heart Research Institute, na Austrália, a descoberta de que, quando combinada com a CoQ10, a vitamina E se torna mais agressiva em relação ao colesterol LDL. CoQ10 não só fortalece os poderes oxidantes da vitamina E, mas também pode regenerar os níveis de vitamina E no seu corpo, se eles caírem. Baixos níveis de LDL diminuem o risco de problemas cardíacos e doenças vasculares.
Psoríase O Instituto de Recursos Naturais de Saúde cita um estudo que mostrou melhora acentuada em vítimas de psoríase tendo em conta suplementos de CoQ10 em conjunto com suplementos de vitamina E e selênio. A psoríase afeta as articulações, bem como a pele e resulta em problemas cardíacos, hepáticos e renais. No estudo, os pacientes receberam 50 mg de CoQ10, 75 UI de vitamina E e 48 mcg de selênio ou um placebo. Aqueles que receberam a combinação de vitamina E-CoQ10-selênio mostraram uma melhoria de 37 a 45% nos sintomas da psoríase.
Ataxia de Friedreich
A ataxia de Friedrich é uma doença hereditária que afeta tanto o sistema nervoso quanto o coração. Causa problemas de coordenação e fraqueza muscular. Não há cura para a ataxia de Friedreich, ou FA. Porém, ensaios clínicos mostraram que a CoQ10 em combinação com a vitamina E pode atenuar os sintomas da AF, aumentando a produção de energia do tecido muscular e cardíaco, relata a Associação de Distrofia Muscular. Uma versão sintética da CoQ10 mostrou-se promissora na redução de corações aumentados em pacientes com AF. A FDA ainda não aprovou o uso de CoQ10 ou vitamina E para doenças de ataxia, no entanto, o seguro médico não cobre esse tratamento.