ZMA e creatina são suplementos projetados para maximizar seus resultados na sala de musculação. A creatina é um aminoácido produzido nos rins, fígado e pâncreas. Você também ingere pequenas quantidades de creatina quando come peixe e carne. ZMA, que significa aspartato de monometionina de zinco, contém vitaminas e minerais projetados para estimular a produção de hormônios de crescimento em seu corpo. Antes de tentar qualquer suplemento, converse com seu médico.
Creatina
A principal fonte de energia dos seus músculos é o ATP. Durante uma intensa sessão de levantamento de peso, o ATP queima em questão de segundos. Essa é a razão pela qual cada conjunto de bíceps, por exemplo, começa a realmente queimar após 10 a 30 segundos de repetições. A creatina é armazenada no tecido muscular e ajuda a produzir mais ATP quando sintetizada durante o exercício pesado. Mais repetições e séries são o resultado da suplementação de creatina, que por sua vez leva a maiores ganhos de força.
ZMA
Os suplementos de ZMA contêm vitamina B6, magnésio e zinco. Muito poucos estudos existem, a partir de 2011, sobre a eficácia do ZMA em termos de força de construção e tamanho muscular. No entanto, um estudo de 1999 publicado pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva encontrou resultados promissores. Os jogadores de futebol de treinamento de força que levaram o ZMA diariamente por oito semanas experimentaram 2,5 vezes mais força e ganhos de tamanho em comparação aos jogadores que não receberam o suplemento. ZMA funciona aumentando os níveis de testosterona e hormônio de crescimento.
Segundo Bodybuilding.com, tomar creatina e ZMA ao mesmo tempo é seguro e eficaz para adultos saudáveis e com treinamento de força. No entanto, misturar os dois juntos não é aconselhável devido às suas respectivas recomendações de agendamento de dosagem. Por exemplo, Bodybuilding.com sugere tomar creatina uma hora antes de levantar pesos para garantir que sua concentração de creatina muscular seja alta. Consumir ZMA 30 a 60 minutos antes de ir para a cama. Então, você consome ambos os suplementos em diferentes momentos do dia. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda consumir de 2 a 5 g de creatina por dia. Consulte o seu médico para determinar a dose ideal de ZMA para você.
Segurança /Eficácia
A creatina sofreu mais estudos do que o ZMA, por isso a sua segurança e eficácia é melhor compreendida do que a do ZMA. O UMMC afirma que a creatina é geralmente segura para adultos com 19 anos ou mais quando consumida conforme as instruções. A eficácia da creatina teve resultados mistos, de acordo com a UMMC. Ele tem sido usado para melhorar o desempenho atlético, tratar doenças cardíacas e melhorar os sintomas da distrofia muscular. Os resultados variam caso a caso. ZMA parece ser seguro para o consumo adulto também, mas a eficácia ainda precisa ser determinada. Um estudo de 2004 de 42 indivíduos com mais de oito semanas, publicado no "Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva", não encontrou diferença significativa nos ganhos de força entre os participantes ZMA e um grupo placebo.
, , ] ]