Quase todo mundo experimentou a contração súbita e dolorosa de um músculo ao contrair cãibras. Certos medicamentos, gravidez, diálise e doenças colocam você em maior risco de sofrer cãibras musculares. Algumas vitaminas, incluindo vitaminas D, E e complexo B, podem ajudar a reduzir as cãibras musculares. Sempre consulte o seu médico antes de começar a tomar novos suplementos vitamínicos. A causa da cãibras musculares não é clara, mas vários fatores de risco aumentam sua chance de cãibras musculares. Estes incluem diálise, gravidez, exercício, desequilíbrios salinos e eletrolíticos, doenças e distúrbios que afetam certos nervos, vasos sangüíneos ou músculos. Certos medicamentos também foram associados a cãibras musculares. Ao tomar medidas preventivas, como alongar suavemente os músculos e beber muitos líquidos, você pode reduzir o risco de cãibras musculares. No entanto, se você continuar a ser atormentado por cãibras musculares dolorosas, a suplementação com certas vitaminas pode ajudar.
Vitamina D
Se você é extremamente deficiente em vitamina D - menos de 15 nanomolar por litro de vitamina D no sangue - você pode sentir cãibras musculares e fadiga. Um estudo publicado no "Journal of Clinical Endocrinology &Metabolismo ”em 2013 completou 12 indivíduos que apresentavam uma deficiência grave de vitamina D com 20.000 unidades internacionais de colecalciferol, uma forma de vitamina D, em dias alternados, durante 10 a 12 semanas. Após a suplementação com colecalciferol, os níveis de vitamina D melhoraram nos indivíduos, assim como os sintomas de cãibras musculares e fadiga.
As pessoas que se submetem à hemodiálise, um tratamento para insuficiência renal, podem apresentar cãibras musculares. Pesquisadores que publicaram seu trabalho no "American Journal of Therapeutics" em 2010 selecionaram aleatoriamente 19 pacientes submetidos à hemodiálise que experimentaram pelo menos 60 episódios de cãibras musculares durante um período de 12 semanas. Em seguida, eles suplementaram os participantes com 400 unidades internacionais de vitamina E por 12 semanas e registraram o número de cãibras musculares que os sujeitos experimentaram. Os pesquisadores descobriram uma redução de 68,3% no número de episódios de cãibras musculares durante a suplementação de vitamina E comparado com o número de episódios antes da suplementação.
Vitamina B
Mulheres grávidas também podem apresentar cãibras musculares dolorosas. Em um estudo publicado no "International Journal of Gynecology and Obstetrics", em 2007, os pesquisadores dividiram 84 mulheres grávidas em quatro grupos. O grupo um recebeu 500 miligramas de carbonato de cálcio uma vez por dia, o grupo dois recebeu 7,5 milimolar de aspartato de magnésio duas vezes por dia e o grupo três recebeu 100 miligramas de tiamina e 40 miligramas de piridoxina por dia. O grupo quatro foi o grupo controle e não recebeu tratamento. Os participantes, então, relataram se experimentaram melhora absoluta, relativa ou nenhuma melhora em suas cãibras. Após quatro semanas, 15 mulheres do grupo três apresentaram melhora absoluta em suas cólicas contra apenas duas mulheres no controle. O grupo três teve o maior nível de melhora absoluta de todos os grupos.