A prescrição de vitamina D difere da vitamina D de venda livre em que a prescrição de vitamina D é usada para muitas condições e não apenas como um suplemento dietético. A prescrição de vitamina D está disponível em várias formas e diferentes formulações. Dependendo da forma e formulação, a prescrição de vitamina D é usada para raquitismo recorrente, baixo nível de fosfato, hipoparatireoidismo, psoríase, baixo nível de cálcio em pacientes em diálise e pacientes com hipoparatireoidismo, hiperparatireoidismo secundário e hipoparatireoidismo em pacientes com insuficiência renal crônica. Essas formas de vitamina D podem produzir efeitos colaterais.
Reações da pele
As reações da pele são comuns com o creme de vitamina D. Dez por cento dos indivíduos que utilizaram o creme de calcipotrieno para a psoríase sofreram ardor, comichão, erupção cutânea, irritação, picadas e formigueiro no local de aplicação durante os ensaios clínicos. Cerca de 5 por cento dos indivíduos desenvolveram pele seca, descamação, lesões na pele e um agravamento da psoríase. Coceira e lesões na pele também podem ser observadas com o doxercalciferol e a forma tópica de calcitriol. Esses efeitos colaterais devem melhorar com o tempo; no entanto, se você desenvolver uma erupção cutânea que se espalha ou piora, chame seu médico imediatamente.
Náuseas e vômitos
O doxercalciferol e o paricalcitol podem produzir náuseas e vômitos. Cerca de 21 por cento dos pacientes com doxercalciferol podem ter esses efeitos colaterais. Perda de apetite e dor de estômago também podem ocorrer. A náusea pode ocorrer em até 13% dos pacientes com paricalcitol e vômitos em até 8%. Sangramento gastrointestinal pode ser visto em cerca de 5 por cento dos indivíduos em paricalcitol, também. O calcitriol pode causar dor de estômago, perda de apetite, boca seca, gosto metálico na boca e náusea. Esses efeitos colaterais podem diminuir com o tempo, mas se algum deles piorar, procure atendimento médico imediatamente.
Edema
Edema, que é o inchaço devido ao acúmulo de líquido, pode ocorrer com o uso de doxercalciferol. e paricalcitol. É mais comumente observada com o doxercalciferol, ocorrendo em cerca de 24% dos indivíduos, enquanto cerca de 7% dos pacientes podem apresentar edema com paricalcitol. Se você tiver edema, fale com seu médico.
Cefaléia e desconforto
O doxercalciferol pode causar dores de cabeça em até 28% dos indivíduos. Ergocalciferol, calcitriol e paricalcitol podem produzir dores de cabeça também. Uma sensação geral de desconforto ou fraqueza pode ocorrer em cerca de 28% dos indivíduos com doxercalciferol. Pacientes com paricalcitol e calcitriol podem apresentar dor óssea e muscular, tontura e tontura.
Alto Cálcio e Fosfato
Um aumento nos níveis de cálcio e fosfato pode ser observado com a terapia com vitamina D. Esta vitamina facilita a absorção de cálcio através dos intestinos. Seu médico deve medir esses níveis regularmente por meio de um exame de sangue. Se os níveis forem altos, seu médico poderá ajustar a dose ou descontinuar o medicamento.