A heparina, um medicamento injetável que inibe a coagulação do sangue, é usado para tratar pessoas com um risco aumentado de desenvolver coágulos sanguíneos. Pessoas submetidas a certas cirurgias, pessoas com problemas cardíacos que podem levar à coagulação no coração e outras que correm risco de desenvolver coágulos tomam heparina. A overdose de heparina pode causar hemorragia descontrolada. A vitamina K, uma vitamina solúvel em gordura que ajuda no coágulo sanguíneo, não é administrada para tratar a overdose de heparina, porque os dois medicamentos diferem quanto ao efeito no processo de coagulação do sangue. As plaquetas, pequenas células sanguíneas circulantes, se ligam a um local danificado em um vaso sanguíneo. À medida que as plaquetas aderem às paredes de um vaso sanguíneo, elas liberam uma substância que atrai mais plaquetas para o local. Vários fatores no sangue ativam a protrombina, que é então convertida em trombina. A trombina modifica o fibrinogênio, outro fator de coagulação, para a fibrina. Fibrina se liga as plaquetas em uma malha que cobre a área danificada, parando o sangramento.
Heparina funciona bloqueando certas reações no sangue necessárias para a coagulação do sangue. Embora às vezes seja chamado de anticoagulante, a heparina não dilui o sangue. Em vez disso, age como um anticoagulante, impedindo a formação de coágulos. Através de uma série de ações, a heparina previne a protrombina de formar trombina quando administrada em pequenas quantidades. Uma vez que um coágulo se forma, grandes quantidades de heparina também impedem a conversão do fibrinogênio em fibrina, que impede a formação de um coágulo estável.
Vitamina K's Papel
A vitamina K desempenha um papel vital na ativação da cascata de coagulação, o mecanismo pelo qual os coágulos se formam. A vitamina K ajuda a ativar as várias proteínas que compõem os fatores de coagulação. Fatores de coagulação são sintetizados no fígado. Os fatores de coagulação dependentes da vitamina K incluem o fator II, que é protrombina, fator VII, fator IX e fator X. Na deficiência de vitamina K, os níveis dos fatores de coagulação diminuem e pode ocorrer sangramento.
Overdose de heparina
Uma pessoa toma demasiada heparina, o sangramento descontrolado pode ocorrer porque a heparina impede a formação de fibrina, assim como interfere na formação de protrombina e outros fatores de coagulação. A vitamina K não trata a overdose de heparina porque a vitamina K ajuda a sintetizar as proteínas que ativam a produção dos fatores de coagulação. A heparina interfere na formação do coágulo em um estágio muito posterior no processo. Ativar mais proteínas para produzir mais fator de coagulação não pode neutralizar o efeito anticoagulante causado pela overdose de heparina, de acordo com RxMed. O sulfato de protamina para neutralizar os efeitos da heparina é a droga de escolha para a superdosagem de heparina, afirma o site Drugs.