História
A Universidade de Maryland Medical Center explica que a bromelina é uma combinação de enzimas derivadas da suco e haste de um abacaxi. Para uso geral, 80 mg a 320 mg são tipicamente ingeridos duas ou três vezes por dia. Embora haja alegações de que a bromelina pode ser usada para encorajar a perda de peso, ela é mais comumente usada para reduzir a inflamação e o inchaço após um procedimento cirúrgico ou infecção.
A empresa baseada em Candaian Ananas Inc. comercializou o peso perda de produtos contendo bromelina alegando que dieters poderiam perder tanto quanto 20 libras em apenas duas semanas sem a adição de mudanças na dieta ou atividade física. A empresa também alegou que seis a oito comprimidos de bromelaína tomados todos os dias poderiam atacar a gordura nas coxas, barriga, nádegas, quadris e panturrilhas. Os acúmulos de gordura seriam então drenados do corpo, reduzindo seu tamanho.
Eficácia do
Dr. Stephen Barrett, do site Quackwatch, adverte que não há evidências científicas que comprovem que a bromelaína possa estimular a perda de peso. De fato, em 1995, o Procurador Geral da Pensilvânia multou a Ananas Inc., afirmando que todas as suas alegações sobre a bromelaína eram falsas e enganosas. Não há provas de que a bromelaína possa ser absorvida na corrente sanguínea ou atacar a gordura. Além disso, Dr. Barrett afirma que não há nenhum produto sem receita que possa produzir uma redução no peso sem reduzir a quantidade diária de calorias ingeridas.
Efeitos colaterais
A American Cancer Society explica que a bromelaína pode causar efeitos colaterais. Os pacientes podem apresentar vômitos, diarréia, náusea e aumento do sangramento menstrual. Os riscos de sangramento podem aumentar se a bromelaína for tomada com medicamentos que diluem o sangue ou a aspirina. Além disso, a bromelaína não deve ser misturada com outros suplementos fitoterápicos, como meadowsweet, feverfew, gengibre, cravo, camomila ou anis. Esta combinação pode retardar a capacidade do corpo de coagular o sangue.
Warnings
Devido à gravidade dos efeitos colaterais, a Universidade de Maryland Medical Center adverte que a bromelaína só deve ser tomada com a permissão e supervisão de um médico. Não deve ser tomado por mais de 10 dias seguidos. Como os sintomas semelhantes aos da asma podem se desenvolver, as pessoas alérgicas ao abacaxi não devem tomar bromelaína; nem mulheres grávidas, pessoas com doença hepática ou renal, hipertensão arterial ou distúrbios hemorrágicos.
, , ] ]