casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Bromocriptina para perda de peso

Se você já pesquisou quais medicamentos prescritos ajudam na perda de peso, você pode se deparar com a bromocriptina. Normalmente, um médico prescreve bromocriptina para certos problemas menstruais ou para eliminar a produção de leite em algumas mulheres ou homens, de acordo com a Clínica Mayo. A forma como a medicação funciona no corpo também pode promover a perda de peso em algumas pessoas. Este medicamento ajuda a restaurar o equilíbrio natural da dopamina no cérebro, de acordo com o livro “Guia de Medicamentos da Enfermeira Prentice Hall”. O livro continua explicando que a bromocriptina impede a liberação de hormônios, como o hormônio do crescimento e a prolactina. No entanto, este medicamento não cura as causas do aumento dos níveis hormonais. Outros níveis hormonais também podem variar durante a bromocriptina.

Dosagem

A dose deste medicamento usada para ajudar na perda de peso varia de paciente para paciente. Seu médico pode prescrever a melhor dosagem com base em seu histórico médico e características pessoais. As doses iniciais deste medicamento variam de 0,8 a 1,25 mg por dia. O seu médico pode aumentar a dose conforme necessário até produzir os resultados desejados. Doses acima de 1,25 a 2,5 mg por dia requerem duas a três doses menores tomadas ao longo do dia. Tome todas as doses esquecidas assim que se lembrar, a menos que seja dentro de quatro horas da sua próxima dose.

Precauções

A bromocriptina pode interagir com certos medicamentos ou pode aumentar a doença. Sua segurança e eficácia ainda precisam ser determinadas em pacientes com doença renal ou hepática, de acordo com a Drugs.com. Pacientes em uso de medicamentos para baixar a pressão arterial devem ter extremo cuidado ao tomar bromocriptina. Qualquer pessoa com histórico de psicose ou doença cardiovascular pode apresentar mais efeitos colaterais desse medicamento. O Dr. Michael Hall, médico de família do Centro Médico Regional de DuBois, em DuBois, Pensilvânia, informa que as overdoses de bromocriptina podem causar insuficiência cardíaca, colapso respiratório e morte. Se notar sinais de sobredosagem, incluindo náuseas e vómitos extremos, pele pálida, sensação geral de mal-estar, desmaios, confusão, alucinações ou delírios, procure de imediato cuidados médicos.

Efeitos secundários

Efeitos secundários da gama de bromocriptina de tontura ao levantar-se de uma posição deitada ou sentada a náuseas, alucinações e sonolência, segundo a Mayo Clinic. Tenha cuidado ao dirigir ou operar máquinas pesadas até saber como seu corpo reage a esse medicamento. Se os efeitos colaterais da droga não desaparecerem dentro de uma semana após tomar a medicação ou impedi-lo de realizar suas atividades diárias normais, entre em contato com seu médico.

Evidências Científicas

A bromocriptina ajudou a diminuir o corpo índice de massa de participantes do sexo masculino e feminino em um estudo realizado por Mirjana Doknic e collogues e publicado na edição de julho de 2002 do "European Journal of Endocrinology". Estas alterações só apareceram após seis meses de tratamento com bromocriptina. O estudo mostra que as mudanças na massa corporal podem ter resultado da diminuição dos níveis de leptina sérica, um hormônio que controla a fome e o metabolismo. Após um ano, os participantes que apresentavam níveis mais elevados de leptina sérica também apresentavam um índice de massa corporal mais alto.